Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

"Ser mãe e ter dor nas costas" não precisa ser sinônimo

$
0
0
Seu bebê nasceu e sua coluna dói. E agora, o que fazer para conseguir carregá-lo e cuidar do seu pequeno sem maiores problemas? 

A coluna já está fragilizada com o peso da barriga ao longo da gravidez e todas as transformações que ocorrem no organismo das futuras mamães.

Após o nascimento do bebê, o abdome fica flácido, com isso, carregar o bebê pode sobrecarregar ainda mais a musculatura das costas, dos braços e a coluna das mamães.

Na foto, a Flávia fez direitinho, pois mesmo com o peso da Ciça todo concentrado do lado direito, ela manteve a coluna ereta! E se o abdome estiver contraído então, ótimo! Uma boa alternativa nesse caso é alternar os lados de carregar a criança.
Existem algumas medidas que, quando tomadas e incorporadas ao dia a dia das mamães, podem amenizar e até mesmo prevenir as dores nas costas.

:: Procure iniciar a prática de exercícios leves após o parto, mesmo que em períodos menores de tempo, assim que obtiver liberação do seu médico. Normalmente isso acontece após oito semanas do parto em caso de partos normais e cerca de 12 semanas após cesarianas, mas isso não é uma regra, pois cada gestação é extremamente particular, por isso a necessidade da liberação dos profissionais que a acompanham é fundamental.

:: Amamente o seu bebê sentada em uma cadeira com as costas bem apoiadas. Não curve os seus ombros para ir até o bebê. Segure-o próximo ao seu corpo, apoiando o braço em almofadas ou travesseiros, e leve o bebê até o seio. Existem algumas almofadas próprias para amamentar. Mas você pode usar qualquer uma que tenha em casa. O importante é não ficar "curvada" durante a amamentação.

:: Quando for pegar o seu bebê no colo ou colocá-lo em algum lugar, não gire o seu corpo. Aproxime-se do bebê, dobre os joelhos, abaixe e levante-o próximo ao seu corpo, colocando o peso nas suas pernas. Nesse momento é importante que sempre deixe suas costas retas evitando realizar a flexão do tronco (dobrar o tronco para frente) e que você esteja de frente para o bebê evitando movimentos rotacionais com o tronco. Essa orientação vale para várias situações, como colocar e tirar o bebê no berço, carrinho, no chão, sofá, na hora das trocas de fraldas, trocas de roupas.

É extremamente importante ter um abdome forte e um tronco estabilizado para proteger melhor sua coluna. Para isso, procure manter o abdome contraído na realização de todos os movimentos do seu dia a dia. Faça isso, levando o umbigo em direção às costas e tentando manter esse movimento.

Na foto, a Miriam carregando a Sara com as duas mãos e na frente do seu corpo está super correto, mas seria melhor não usar a barriga como cadeirinha, o que pode aumentar a lordose das costas e causar dor. O ideal seria alinhar o tronco e contrair o abdome. A Flávia fez uma boa opção em agachar usando os joelhos e não o tronco para ficar da altura da Ciça.

Vida de mãe é um eterno abaixar e levantar-se carregando o peso dos bebês, se prestarmos atenção aos nossos movimentos certamente conseguiremos minimizar ou até mesmo abolir a tão incômoda dor nas costas.

Reforçando: 

:: Mantenha a coluna o mais ereta possível;

:: Evite movimentos rotacionais da coluna;

:: Flexione seus joelhos e use as pernas;

:: Mantenha sempre o abdome contraído.

Como mãe, sei que é bem difícil controlar todos os movimentos no nosso cotidiano tão atribulado, então use e abuse dos alongamentos e fortalecimentos realizando atividades físicas regularmente para preparar melhor seu corpo para essa super jornada.

  



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383