Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

Educação - um exercício de amor

$
0
0


Uma das maiores preocupações que os pais têm é se estão educando seus filhos direito. A preocupação deve gerar reflexão, avaliação e movimentação constantes e não ficar somente na inquietação e dúvida.

Sabemos que educação não é uma ciência exata e por isso não há regras para serem seguidas, consequentemente, não há acerto absoluto nem erro total.

Há alguns fatores que são essenciais para se conseguir educar um ser humano: amor, carinho, afeto, respeito, limite, diálogo, disponibilidade, flexibilidade, criatividade e paciência. Mas para cada pessoa em cada momento de sua vida, a maneira como usar estes fatores será diferente. Pois cada ser humano é um com seus próprios desejos, carências e necessidades.

Por isso arrisco dizendo que o sucesso da educação de um filho está na sensibilidade, atenção e reflexão constante dos pais em perceber quem é seu filho e como que ele apreende melhor o que lhe é ensinado. Lembrando que como qualquer ser humano, seu filho é um ser em desenvolvimento contínuo e que necessita que você o acompanhe nesta evolução. Não adianta os pais acharem que a maneira que eles usam para chamar a atenção de seus filhos aos seis meses terá algum sucesso quando estes estiverem com um ano. Cada etapa da vida da criança exigirá de seus pais novas condutas e posturas, mas nunca deixando de existir os fatores essenciais citados acima.

Ressalto aqui que para aqueles pais que têm mais de um filho, esta avaliação deve ser individual, pois o que não está funcionando para um pode estar sendo ótimo para o outro. Então mantenha suas atitudes com um filho e mude com o outro.

Um bom sinal de que a educação está sendo eficiente é ver seus filhos vivenciando cada situação de forma adequada, não tendo atitudes exageradas ou indiferentes frente às alegrias ou dificuldades que a vida oferece. Mas reforço novamente que cada um tem a sua própria maneira de demonstrar seus sentimentos e seus gostos e isso deve ser levado em consideração nesta observação.

Enfim, educar um filho é um exercício mental e físico diário e ininterrupto, mas quando feito com amor a porcentagem de acerto é muito maior do que as de erro!




Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383