![]() |
Foto: Dynelle Coelho |
O Pilates vem ganhando cada dia mais espaço nas clínicas e nas academias, tendo como público principal as mulheres, em busca de alongamento e fortalecimento do corpo. No entanto, muitos ainda desconhecem que o exercício também é uma das atividades mais indicadas para as crianças, uma vez que ajuda a otimizar o seu desenvolvimento fisiológico, melhorando sua qualidade de vida ao longo dos anos.
Estão na lista de benefícios do Pilates para os pequenos o fortalecimento muscular, a respiração mais correta, um sono mais tranquilo, a melhor digestão e mais flexibilidade. A atividade pode, também, ser uma grande aliada no tratamento de crianças hiperativas, colaborando para que elas extravasem toda a energia comum a essa idade, aumentem sua concentração e fiquem mais tranquilas.
O ideal é que os pequenos iniciem a prática do Pilates por volta dos três anos, quando eles já conseguem ter um entendimento do que está sendo feito nas aulas. O trabalho é realizado de forma lúdica e bastante dinâmica, usando bolas, rolos, elásticos, brinquedos e brincadeiras pertinentes para cada idade. Se o profissional oferecer a possibilidade de as atividades serem realizadas na casa da criança, os efeitos positivos podem ser ampliados, pois ela vai se sentir mais a vontade e confiante.
![]() |
Foto: Rodrigo Cabido |
O conteúdo trabalhado no Pilates proporciona à criança, através de princípios e exercícios, a percepção do próprio corpo e do espaço que ocupa. Com isso, elas passam a ter mais consciência corporal e conseguem aprender a respeitar as suas possibilidades e os seus limites, bem como os das outras pessoas, como pais, irmãos e coleguinhas.
