Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

Como higienizar os alimentos e evitar a contaminação?

$
0
0





A higiene dos alimentos, assim como um consumo de uma alimentação saudável, tem relação direta com nossa saúde e representa as ações que incluímos na nossa rotina diariamente que protegem toda a família de uma contaminação alimentar.

A contaminação pode ter três causas:

- física: quando os alimentos contêm algum objeto que pode ferir (pregos, pedras etc);
- química: quando estão contaminados por, principalmente, produtos químicos (agrotóxicos, inseticidas etc);
- biológica: quando os alimentos estão contaminados por microrganismos (salmonela, por exemplo) e podem ser veículos de doenças até mesmo fatais.

Com alguns cuidados em casa podemos evitar totalmente esse tipo de contaminação que tem como
consequência o atraso no crescimento da criança, baixa de imunidade, alteração na absorção de nutrientes e nos casos mais graves: mortalidade infantil.

A contaminação por microrganismos (toxinfecções) acontece quando os alimentos são higienizados, cozidos, acondicionados e manipulados de forma incorreta.

• A higienização dos alimentos que são consumidos crus (frutas, saladas) deve ser realizada com solução clorada (pode ser utilizada a água sanitária, própria para uso alimentar) na medida de 01 colher de sopa para 01 litro de água, os alimentos devem ser deixados imersos nessa solução por meia hora e devem ser enxaguados sempre. O vinagre e o detergente não têm a mesma eficácia.

• Os alimentos sempre devem ser bem cozidos ao ser oferecidos para as crianças. A temperatura ideal de segurança é 74 graus. Nessa temperatura os microrganismos são quase totalmente eliminados. Essa ação serve tanto para alimentos que estão sendo cozidos e também para alimentos que estão sendo
reaquecidos.

• Após cozinhar um alimento e não havendo seu consumo (sobra) esse alimento deve ser acondicionado rapidamente e corretamente: sob refrigeração ou congelamento.

• Deixar os alimentos cozidos em temperatura ambiente por muito tempo é um dos maiores fatores da ocorrência da contaminação.
• Outro ponto importante é a higiene pessoal, do ambiente e dos utensílios: lavar sempre as mãos antes de tocar nos alimentos. Os utensílios utilizados também podem ser higienizados com a solução clorada (tábuas, facas etc) e nunca devem ser utilizados em mais de uma função sem sofrerem higienização (por exemplo: a faca para cortar carne deve ser lavada para depois ser utilizada para cortar legumes).

A higiene dos alimentos é muito importante para garantir a função primordial da alimentação: ser fonte de saúde.






Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383