Esta é uma situação que merece cuidado especial, entenda:
Cuidados para o carnaval
A criança doente geralmente tem o apetite diminuído, pode ter enjôo, sentir dor ou cólicas e se estiver com febre, gasta mais energia. Essas situação, além de gerar muita ansiedade aos pais, pode refletir em perda de peso e deixar a criança apática e dependendo da gravidade imunologicamente mais susceptível.
Qual o procedimento alimentar?
Se a criança estiver com enjôos ou vomitando, ofereça alimentos em pequenas quantidades, um pouco mais secos ou em consistência de papas (amassados, desfiados e picadinhos), com temperos suaves e pouca gordura. Evite também oferecer líquidos juntamente às refeições. A temperatura mais fria geralmente é mais bem aceita pelas crianças.
Hidratar bastante entre as refeições. Água, sucos podem ser oferecidos em pequenas quantidades e com muita freqüência (é interessante oferecer em copinhos pequenos ou até mesmo na colher).
Se a criança apresentar diarreia (eliminação de fezes líquidas ou moles em uma freqüência maior que três vezes ao dia) a atenção deve ser redobrada. Durante o período que a criança apresentar assim mantenha a alimentação normal e simples (de fácil digestão), evitando temperos fortes, excesso de gorduras (frituras, empanados).
As papas também são indicadas nesse quadro clínico. É importante também hidratar a criança, evitando a desidratação.
Exemplos de papas para as refeições:
- Papa de arroz com músculo desfiado e legumes (batata, abobrinha, cenoura, chuchu, abóbora, etc);
- Canja de arroz com frango desfiado e legumes;
- Papa de batata, cenoura, carne moída.
Exemplo de lanches:
- Torrada de pão de forma com suco de água de coco e maçã;
- Raspinha de banana maçã e pêra.
Os alimentos devem ser bem lavados e a água utilizada deve ser filtrada. Separe os utensílios que serão usados no preparo das refeições, evitando que se misture com os outros utensílios da casa. Guarde-os em local protegido de poeira e insetos.
A alimentação nessas situações é muito importante para auxiliar o organismo da criança a combater qualquer doença!
Em tempos de carnaval: normalmente fazemos algumas refeições fora de casa e consumimos líquidos também. Muito cuidado! Observe a procedência do local de compra: a maior causa de diarreia em crianças pequenas é o consumo de alimentos e líquidos contaminados (e nem sempre a contaminação muda a cor, cheiro ou aspecto do alimento).
Alimentos que são mais arriscados: saladas cruas, carnes muito manipuladas (frango desfiado, bolinhos, recheios), presuntos e similares (salsicha, mortadela etc), ovos e produtos que usam ovos como ingrediente, sucos naturais, molhos caseiros (maionese, queijo etc).