![]() |
Favim.com |
O ferro é um mineral imprescindível para o bom funcionamento do organismo e uma de suas principais funções é ser constituinte da hemoglobina, uma célula do sangue que transporta o oxigênio (vital para todos nós) para todo corpo e também atua no nosso sistema imunológico.
Na gestação, o ferro não deixa de ser tão importante, pelo contrário, como há aumento do volume de sangue, há também maior necessidade do aumento de ferro. Algumas gestantes iniciam a gestação com o teor de ferro próximos ao limite, ou mesmo ligeiramente anêmicas, e assim o quadro pode recorrer a uma anemia por falta desse mineral. A anemia pode acarretar fadiga e cansaço crônicos, dificuldade em combater infecções e está também relacionada com parto prematuro e baixo peso ao nascer.
A alimentação pode conseguir todo o ferro que a gestante necessita, desde que seja orientada e bem consumida. Existem dois tipos de ferro: o ferro não heme, encontrados nas plantas e o ferro heme, encontrados nos alimentos animais (nosso organismo tem maior facilidade de absorver o ferro heme)
Onde encontrar?
:: Ferro heme: carnes vermelhas principalmente, e outras carnes em menor quantidade;
:: Ferro não heme: feijão, aveia, lentilha, tofu e vegetais verdes escuros.
Além disso, existem fatores que aumentam ou diminuem a absorção do ferro:
• Fontes de vitamina C aumentam a absorção (laranja, acerola, mexerica, limão, maracujá) se consumidas logo após as refeições principais (almoço e jantar);
• Fontes de cálcio diminuem a absorção (leite, iogurte, queijo) - evitar consumir logo após as refeições principais;
• Café, chá preto e achocolatados diminuem a absorção de ferro.
O suplemento de ferro é indicado para as gestantes que não conseguem suprir suas necessidades aumentadas e se tornam anêmicas. Devem sempre ser ingeridos com orientação profissional. Por isso, é importante o exame antes da gestação e também durante o pré natal para estabelecer um suplemento ou não. E sempre acompanhado de uma alimentação balanceada e nutritiva.