Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

Nutrição na Adolescência

$
0
0
Muitas vezes os pais que possuem filhos bebês ou crianças também possuem um irmão maior que compartilha a alimentação da família e ao mesmo tempo já está inserido num contexto de sociedade que, hoje em dia, impõe alguns valores alimentares nem tanto saudáveis.

A fase da adolescência compreende os 10 aos 19 anos de idade. Normalmente é caracterizada por uma fase complexa onde muitos conceitos estarão sendo difundidos (familiares, sociais, turmas etc) e nem sempre o adolescente tem a maturidade para análise do realmente saudável e importante em sua alimentação.

A alimentação nesta fase tem como principais objetivos: desenvolvimento máximo para propiciar a competência mental (relacionada com aptidões escolares também), atividades musculares, maturação sexual e preservação do sistema imunológico. É uma fase de extremo crescimento só “perdendo” para o período pós natal.

Sendo assim, o adolescente necessita de uma alimentação saudável e equilibrada, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Deficiências em ferro e cálcio são comumente encontradas e paradoxalmente encontramos também excesso de peso/obesidade. Esse perfil se deve ao fato do adolescente normalmente consumir a quantidade calórica extrapolada (provenientes de alimentos industrializados, lanches, etc) mas pobre em nutrientes essenciais.


Algumas dicas:

- Evitar consumir as refeições rapidamente (na frente da TV por exemplo);

- Incentivar o consumo de água;

- Não ficar muito tempo sem alimentar-se, comer de 3 em 3 horas;

- Consumir diariamente 3 frutas, 3 fontes de cálcio (leite, iogurte, queijo) e alimentos fontes de ferro (carnes, vegetais verde escuros, principalmente);

- Optar pelo consumo de doces (balinhas, sorvetes, chicletes, chocolates) em momentos esporádicos: não ter em casa.

- Não incentivar o consumo de fast food (sanduiches, salgados fritos, pizzas), principalmente como premiações;

- Sempre ter em casa as opções saudáveis para consumo (pães, queijo, frutas, leite, etc).

Para o adolescente é “complicado” pensar que o consumo de um alimento não saudável pode acarretar uma patologia (hipertensão, cardíaca) futuramente, pois são imediatistas. Aos pais então é imprescindível uma boa conversa sempre relacionada ao universo vivido pelo filho, assim como a escola também e muito importante nesse momento. Lembrando que o adolescente de hoje que se alimentou corretamente e adquiriu bons hábitos na infância sempre retorna aos seus princípios alimentares.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383