![]() |
Foto: Fabiana Cristina |
A organização de um chá de bebê depende de muitos fatores: se será a futura mamãe a responsável; se a organização ficará a cargo das amigas; se será apenas para a família; se serão convidados casais ou apenas mulheres, entre outros. O importante é que seja um momento feliz, de comemoração, em que a gravidinha e o futuro neném receberão muito carinho da família e amigos.
Recentemente, eu organizei o da Olívia (detalhes em breve!) e aproveito o planejamento para compartilhar com vocês um pequeno guia para facilitar as decisões ;)
A primeira dica é: tente fazê-lo até a 32ª semana. Por quê? É um período em que a barriga já está bem aparente e ainda nos sobra disposição para curtir a comemoração. Abaixo, relaciono os pontos principais a serem pensados ;)
1. Data e local
O chá pode acontecer na sua casa ou na de alguém da família, em um salão de festas e até em um parque. Eu gosto muito da ideia de que seja em um ambiente familiar, para fortalecer a função do festejo! O da Olívia, por exemplo, aconteceu no salão de festas do prédio da madrinha. Escolha a data pensando no período em que estará mais descansada e disposta ;)
2. Convidados
O importante é que sejam pessoas especiais, pelas quais você tenha um imenso carinho. Afinal, é a celebração da chegada deste novo neném, não é mesmo? Há mamães que preferem convidar apenas mulheres, outras casais. O importante é lembrar-se que no caso de casais, o número de convidados dobra. Se você optar por uma comemoração de meninas, incentive o papai a fazer um encontro com os amigos também. É importante considerar uma "quebra" de 30% em média do número de convidados que não comparecerão. E na hora de organizar as acomodações, considere uma média de 70% sentados.
3. Convites
Você pode enviar impresso ou virtual, o que é muito comum atualmente. Pense em comunicar sobre o festejo com até trinta dias de antecedência (que tal enviar um save the date?). Pedir a confirmação de presença ajuda no planejamento, mas muitas pessoas não têm o hábito de retornar a respeito, por isso, para não ser indelicada, só ligue para confirmar a presença caso o convidado não tenha te dado retorno dentro do período solicitado. No caso do Chá da Olívia, enviei os convites virtualmente e para alguns familiares e amigos que não fazem uso das redes sociais, optei por entregar impresso.
4. Cardápio
O que será servido depende muito do horário em que você escolheu comemorar, assim como o formato da festinha (você oferecerá os comes e bebes? os convidados deverão contribuir?). Há pessoas que optam por um lanche da tarde, no formato de um brunch, como foi o meu caso, outras, optam por estender para a noite. O ideal é que tudo seja de fácil manipulação, opte por comidinhas finger foods (aquelas que podemos comer com os dedos), monte em estilo buffet americano e deixe os convidados à vontade ;)
No caso dos bebes, é muito pessoal a decisão por incluir ou não bebidas alcoólicas.
Um cardápio bem legal para um brunch pode incluir bolos caseiros, biscoitos petit four, pães, patês, o nosso tradicional pão de queijo, salgadinhos e doces. Chás, sucos, café e capuccino também são bem-vindos.
Para a quantidade por pessoa, calcule: 400 ml de suco ou refrigerante; 200 ml de água, cappuccino ou chá; 6 doces; 8 salgados; 1 fatia de bolo (caseiro ou confeitado); 1 fatia de torta salgada.
5. Decoração
Escolha um tema e dê asas à sua imaginação! Que tal aproveitar para treinar o "faça você mesmo"? Não é necessário que seja nada muito elaborado, mas a ambientação cria uma atmosfera bem legal. É possível desenvolver coisas fofas usando fotografias, pompons de papel de seda, flores, peças de acervo da família e itens do enxoval do bebê.
6. Lista de presentes
É muito comum que a gravidinha peça fraldas descartáveis, mas há aquelas que preferem itens de enxoval. Muitos convidados consideram indelicado a obrigatoriedade do presente, por isso, uma opção é criar uma lista em lojas de artigos de bebê. Desta forma, a pessoa fica à vontade para escolher o que mais lhe agradar. Sempre utilize a opção "Sugestão de presente" para que não seja entendido como uma imposição.
7. Entretenimento
Muitas pessoas optam pelas tradicionais brincadeiras de adivinhar os presentes, por exemplo. Uma ótima forma de inovar é fazer oficinas para personalizar itens de enxoval do bebê, mas o principal, é que a gravidinha tenha tempo para curtir seus convidados.
Dependendo do número e idade das crianças presentes, vale também pensar em um cantinho especial para elas, com livros, brinquedos e atividades para colorir e desenhar, por exemplo.
8. Lembrancinhas
Não são obrigatórias, mas uma forma de agradecer pela presença e torna-se uma recordação. A internet é um ótimo campo para inspiração!
O mais importante é que o chá seja um momento de felicidade para a gravidinha <3
E vocês, como têm organizado essa comemoração?