Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

Músicas para crianças: sugestão de playlist

$
0
0

Existe música infantil além da famosa popó ou da dupla de palhaços? Sim!

Recentemente, perguntamos para os nossos leitores na fan page sobre melodias que curtem ouvir com os pequenos. Fomos supreendidas com tantas sugestões legais, que resolvemos reunir tudo em um post. A intenção é que a lista seja colaborativa, então contribuam conosco nos comentários ;)

A ideia do post surgiu após conferirmos o show do Pequeno Cidadão, com letras conscientes e som bacana, ainda desconhecido por muitas pessoas. Ciça e Sara adoraram! Em se tratando de música infantil, temos muitas iniciativas legais para alegrar nossa cria...

Então, vamos cantar?

"O Elefante e a Joaninha", de Hélio Ziskind
Responsável pelo tema de abertura do Cocoricó e Banho é bom do Castelo Rá-ti-bum, faz sucesso com a família toda!

"A Arca de Noé", de Vinícius de Moraes
O clássico agrada demais a criançada, e a notícia boa é que Adriana Calcanhoto produziu nova edição com lançamento programado para outubro. Terá até Gal Costa cantando <3

"No maior pique" de Marco Aur
O projeto do músico e educador musical mineiro é para celebrar a infância, e tem feito um grande sucesso com as nossas pequenas. Puro encantamento para toda a família!

"Adriana Partimpim", de Adriana Calcanhoto
O projeto terá o álbum "Tlês", lançado em outubro, mas as meninas super curtem o primeiro e o segundo ;)

Saltimbancos, de Chico Buarque
Lançado em 1977, o projeto  virou peça de teatro e conta a história do Jumento, do Cachorro, da Gata e da Galinha. Quem não ama?

Música de Brinquedo, de Pato Fu
Músicas legais tocadas com brinquedos, criando uma melodia super especial.

Três Pontes, de Amaranto
O grupo vocal, composto pelas irmãs Flávia, Marina e Lúcia, sempre nos encanta, já falamos sobre elas aqui ;)

Histórias da Arca, de Ana Cristina
O projeto de Ana Cristina, resgata as músicas de Vinicius de Moraes. No roteiro, canções costuradas por um texto lúdico e singelo, de autoria da cantora. Além dos instrumentos convencionais, o grupo toca com brinquedos.

Festa na Floresta, Grupo Curupaco
O grupo mineiro tem suas origens e influências nas oficinas instrumentais do Grupo Uakti, em Belo Horizonte, nos anos 90.

Tum Pá, Barbatuques
Referência internacional em percussão corporal, o grupo produz música orgânica utilizando o próprio corpo como instrumento musical: palmas, estalos, batidas, mãos e pés em sintonia. As crianças amam!

A Casa de Brinquedos, Toquinho
O clássico do cantor faz sucesso há gerações. Por aqui, a gente adora, e vocês?

No Dorso do Rinoceronte, Outras viagens
O CD foi produzido com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. A produção artística é de Silvio Mansani e Emilio Pagotto. Você pode fazer o donwload aqui.

Tu toca o quêGrupo Tiquequê
Um grupo familiar que junta um pouco de tudo que faz parte desse universo — música, dança, teatro, brincadeiras, histórias — e transformar elementos simples (como pequenos instrumentos inusitados, sons do corpo e de objetos do cotidiano), em um espetáculo que comunica muito com muito pouco.

Em Casa de Brinquedos, os brinquedos ganham vida, e viram personagens que falam através de seus intérpretes. “A bicicleta” é Simone; “O robô” é o Tom Zé; “O aviãozinho” é o próprio Toquinho; os atrapalhados  “Super-heróis” são o MPB-4; “O caderno” vem na voz de Chico Buarque; “O macaquinho de pilha” se multiplica em Paulinho Boca de Cantor e Carlinhos Vergueiro; “A espingarda de rolha” é Baby Consuelo; “A bola” pula com Moraes Moreira e seu filho; “O ursinho de pelúcia” fala por Cláudio Nucci; e “O trenzinho” corre nos trilhos do conjunto Roupa Nova.
Canção de todas as crianças representa o mais importante trabalho que já se fez no Brasil objetivando a criança, tendo recebido da ONU uma carta como reconhecimento por essa contribuição à humanidade. ua fonte de inspiração é a “Declaração Universal dos Direitos da Criança”, que, em síntese, são 10 princípios aprovados pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em novembro de 1959. Cada Direito virou uma canção que falam de coisas seríssimas com a visão da criança, do jeito que a criança gosta de fazer “coisas sérias”: brincando. E, assim, brincando, mostram a importância dos Direitos da criança. São elas: "Bê-a-bá", "Cada um é como é", "Castigo não", "De umbigo a umbiguinho", "Deveres e direitos", "É bom se criança", "Errar é humano", "Gente tem sobrenome", "Imaginem", "Herdeiros do futuro" e "Natureza distraída".

Aquático, de Ana Cristina
Aquático mergulha no universo dos seres que vivem nas águas, explorando-os artisticamente, por meio da criatividade de compositores brasileiros.

Ciranda da Trança, Grupo Tremelengue
A dupla formada pelo músico Saulo Fergo e pela arte educadora Silvia Couto explora poesias infantis musicadas. A temática das canções são os animais, suas características, o estilo de andar, seus hábitos alimentares, seu meio ambiente. As letras além de possuírem um rico valor poético, trazem um valioso repertório de novas palavras para o vocabulário das crianças, além de despertar nelas uma grande admiração e respeito pelos animais. Você pode ouvir um preview aqui

Zoró Bichos esquisitos, Zeca Baleiro
O Ornitorrinco”, “A Serpente que Queria Ser Pente”, a “Girafa Rastafári”, a “Joaninha Dark”, a “Maria Fedida” e o “Morcego Sanfoneiro” estão entre a bicharada que povoa o universo lúdico e irreverente de “Zoró [bichos esquisitos] Vol. 1”, o primeiro álbum infantil do cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro.

Cara de quê? e Coração Palpita, Grupo Coração Palpita
A iniciativa surgiu com o projeto Abrigo na Arte, como forma de levar educação de valores através da música e do teatro para as crianças do Abrigo Jesus, uma instituição escola que atende inúmeras crianças materialmente carentes.  As músicas do grupo são divertidas e contagiantes, despertando não só as crianças, mas também as crianças adormecidas em muitos adultos. E todo o repertório tem sido criado dentro desse ideal de valores.

Ultra Mega Fluuu, de Erika Machado
Neste trabalho a cantora apostou em uma sonoridade eletrônica, com músicas divertidas, dançantes e com os habituais barulhinhos de seus trabalhos. O repertório autoral e inédito aborda assuntos diversos, como a nossa sombra, palavras e desenhos.

Pé de Sonho, de Weber Lopes e Geovanne Sassá
É o trabalho de estréia da dupla Weber Lopes e Geovane Sassá. Dedicado ao público infantil, contém um repertório inspirado em temas como animais, família, floresta, bruxas, fazenda, medo, rimas, brincadeiras, etc. As músicas têm como base a riqueza rítmica do país, como xote, maracatu, congado, baião, barravento e afoxé.

A Palavra Cantada
O grupo criado pelos músicos Sandra Peres e Paulo Tatit irá completar 20 anos de carreira, acredita? Como opção de escolha, temos 13 cds para apresentar a meninada ;)

Éramos três
O grupo belo horizontino encerrou suas atividades este ano, porém, nos presenteia com o download gratuito do cd vencedor do Prêmio de Música Brasileira 2011 gratuitamente. Faça aqui.

Brincando de Papel
A dupla carioca composta por Michelly Lemes e Tomaz Sussekind trabalha com o desenvolvimento social e cultural das crianças. O Cd está disponível para download aqui.

O grupo mineiro, iniciou o trabalho na Rádio UFMG Educativa, hoje se dedica também a oficinas e intervenções musicais.

Banda Osquindô
a banda de Mariana desenvolve projetos em parceira com o setor educacional e já circulou mais de 120 cidades brasileiras. Até o momento já lançaram 3 CDs.

O CD é um projeto educativo que propôs musicar a poesia de Manoel de Barros para o público infantil. São 10 poemas musicados pelo cantor e compositor Márcio De Camillo, que interpreta as canções ao lado de mais de 15 crianças nos vocais. O álbum foi indicado como um dos três melhores álbuns infantis de 2012 pelo ‘Prêmio da Música Brasileira’ e estreou em formato de videoclipes no Gloob, o novo canal infantil da Globosat.

Balão Mágico e Trem da Alegria
Os grupos infantiis fizeram sucesso nos anos 80 e até hoje tem as músicas tocadas nas festinhas infantis. Uma compilação dos principais sucessos é sempre bacana e vale muito para nos lembrarmos de quando éramos crianças, né?

 
Crédito da imagem: Favim

#repost
Primeira publicação em setembro/13Post atualizado em janeiro/15


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383