![]() |
Pintar é sempre bom demais. Com pincel, com os dedos, com as mãos e... por que não com os pés!? Basta colocar um bom pedaço de papel no chão e jogar tinta.
Resolvemos testar essa deliciosa experiência em um parque, colocando botinhas de plástico-bolha nos meninos para imprimir pegadas estampadas com bolinhas no papel. Mas o efeito planejado não deu certo! Talvez porque usamos uma tinta grossa demais, pois queríamos uma consistência espessa para deixar a sensação de pisar mais gostosa e, principalmente, menos escorregadia e mais segura. Mesmo assim, corujas que somos, começamos a atividade sentadas bem pertinho dos pequenos, para ajudá-los no caso de possíveis escorregões. Aos poucos, enquanto eles pisoteavam as manchas de tinta sentindo as bolhas estourarem nos pés, ficamos mais seguras e nos afastamos, deixando que brincassem de um modo mais livre.
Não demorou para a vontade de fugir do papel aparecer. Foi então que as botinhas saíram para explorar outros cantos do parque, trazendo de volta folhas, gravetos e terra. E já que o efeito imaginado das pegadas estampadas não aconteceu, concluímos que era o momento de retirar as botinhas improvisadas e deixar os pés brincarem. Os meninos então jogaram o resto das tintas no chão e exploraram as texturas com passos, pulos e até mesmo ganhando distância da cena para depois voltar correndo. O resultado ficou lindo demais!

![]() |
O papel fica pequeno e as botinhas saem para passear pelo parque. |
![]() |
Que gostoso é experimentar com os pés descalços |
- Para facilitar a limpeza e evitar manchas de tinta forre o chão com plástico antes de colocar o papel.
- Prenda o papel no chão com fita adesiva para evitar que deslize durante a brincadeira.
- Usar um único pedaço bem grande de papel facilita. É possível comprar por metro em papelarias ou até mesmo em lojas de material de contrução. Mas grudar várias folhas com fita adesiva também funciona.
- Quer fazer a atividade dentro de casa? Escolha um local fácil de limpar e suficientemente espaçoso para a criança andar de um lado para o outro.
- Dentro de casa deixe um pano úmido sempre próximo para tirar as manchas que podem escapar do papel e limpar os pés no final da atividade.
- Fora de casa, incorpore na brincadeira objetos da natureza. Usar galhos e folhas é uma ótima maneira de explorar diferentes formas de pintar.
- Para os pequenos, que ainda não dominam totalmente o equilíbrio do corpo, faça a atividade de mãos dadas, dando segurança e encorajando que explorem as sensações.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Tato e visão. Explorar tinta com os pés é uma delícia! E também uma experiência sensorial que ajuda a exercitar o reconhecimento corporal da criança. Um estímulo bem diferente do que pintar com dedos ou pincéis, que pode surpreender os pequenos.
- Ao ar livre o olfato também pode ser estimulado através dos cheiros da mistura de tinta com terra, flores e folhas.
- Imaginação. Proponha criar desenhos com as pegadas ou estimule a criança a dançar no papel. O resultado além de lindo é também muito divertido!
- Coordenação motora. Crie desafios para os maiores como, por exemplo, pisar nas pegadas deixadas anteriormente. É um ótimo exercício de equilíbrio.
SEGURANÇA
- Escolha uma superfície plana para fazer a brincadeira, sem qualquer obstáculo que possa machucar os pés descalços.
- Use uma tinta mais espessa e não abuse na quantidade, evitando escorregões.
- Prenda o papel no chão para evitar que deslize.
- Não deixe as crianças brincando sozinhas e fique sempre atendo durante toda a atividade.
PREPARO e BAGUNÇA
- Preparo moderado.
- Forrar o chão facilita e a tinta é fácil de limpar mas.. sim, faz bagunça! Não desista, a diversão é garantida.
![]() |
…na opinião das mamães, a obra ficou linda demais! Fotos: David Barkan |