"Quem nasce em BH tem sorte. Não é só porque vai ser presenteado com dias lindos de sol e céu azul no inverno, porque vai crescer com o não-sotaque mais charmoso do país, vai brincar na roda gigante do Guanabara com a Lagoa da Pampulha ao fundo, porque vai conhecer o segredo da Rua do Amendoim e o sorvete da São Domingos. Os bebês belorizontinhos são muito sortudos, porque aqui há um movimento de mulheres espetacular, que faz muitos anos luta para que as pessoas nasçam com respeito – e está conseguindo resultados maravilhosos.
Eu poderia falar do Sofia Feldman, com sua Casa de Parto e sua equipe de parto domiciliar que atende pelo SUS, da nossa taxa de cesáreas que é menor do que a da maior parte do país, do Movimento BH pelo Parto Normal, do Isthar, ou dos profissionais autônomos que têm atendido partos domiciliares maravilhosos, mas isso tudo é notícia velha. Hoje vim fofocar sobre uma novidade fresquinha, a exposição Sentidos do Nascer, que foi inaugurada ontem e estará em BH até o final de maio, quando partirá para o Rio de Janeiro, Niterói e Brasília.
Quem segue o nosso Instagram (@dadadapics) viu, uma gestação atrás (exatamente 42 semanas!), que eu estava reunida com as bambambãs da humanização, preparando uma surpresa boa. Ficaram no meu pé para eu contar o que era, mas minha boca é um túmulo! Agora o bafo já está liberado: chegou a exposição Sentidos do Nascer, um trabalho muito bacana, que quer ajudar a mudar o que pensamos sobre o nascimento no Brasil.
A exposição, de um jeito lúdico e divertido, nos leva a refletir sobre as escolhas que fazemos para o nascimento dos nossos filhos. No finzinho, temos a chance de experimentar, sensorialmente, como se sente um bebê ao nascer… É lindo!
De hoje a 26 de abril ela estará no Parque Municipal, de terça a domingo, de 10:00 às 19:00 horas. Durante o mês de maio, vai para o Boulevard Shopping, funcionando de 10:00 às 21:00 horas.
Se você está grávida, não pode faltar. Se pensa em ficar, é imprescindível para você. Se já nasceu, não pode perder!
Vem experimentar!"
Por Gabi Sallit, do Dadadá - mãe do João e do Francisco
As fotos que ilustram o post foram gentilmente cedidas pela Marina Mamede, do Pequenininho
![]() |
Espaço Gestação - onde os visitantes têm uma experiência sensorial dentro do útero |

![]() |
Espaço Mercado do parto |

![]() |
Espaço Controvérsias |
Quer conhecer?
Até 26/4/15
Parque Municipal
De terça-feira a domingo: das 10h às 19h
De 01/05 a 30/05/15
Shopping Boulevard
De segunda-feira a sábado: das 10h às 21h
Domingo: das 10h às 20h
Conheça o projeto clicando AQUI.