Nossos meninos confundiram alguns contornos menores, mas a brincadeira não deixou de ser divertida. Percebemos o quanto ficaram curiosos e concentrados, observando os desenhos e os detalhes de cada folhinha ou galho. Serviu também para explorarem diferentes formas e texturas, exercitando o raciocínio e a coordenação motora.
DICAS
- Brinque onde estiver. No parque, em casa ou até mesmo na mesa do restaurante. Basta escolher alguns objetos e desenhar seus contornos.
- Quando a criança conseguir completar os contornos com facilidade, repita a atividade trocando os elementos.
- Não use objetos muito parecidos entre si ou difíceis de identificar. Brincar não deve ser algo difícil, mas sim gostoso e divertido.
- Deixe a criança explorar tudo da maneira que quiser. Apenas observar os contornos e manusear os objetos também é um ótimo exercício.
PRINCIPAIS ESTÍMULOS
- Visão, tato, olfato. Diferentes texturas, cheiros e cores. Brincar com elementos da natureza é uma delícia!
- Coordenação motora. Encaixar cada figura em seu contorno é um ótimo exercício.
- Raciocínio lógico. Observar os detalhes e as formas de cada objeto e associar com as formas de seu contorno estimula o raciocínio.
- Linguagem. Diferentes objetos estimula novas descobertas e o enriquecimento do vocabulário. Durante a atividade procure dar nomes e descrever as características de todos os elementos que forem encontrados.
SEGURANÇA
- Atenção para não escolher nada que possa ser perigoso ou que tenha pontas, farpas ou espinhos. Verifique se não tem nenhum inseto nas folhas e troncos.