Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all 1383 articles
Browse latest View live

Trocar é mais legar do que comprar - 3ª Feira de Trocas Na pracinha

$
0
0
Tro-quei! Iupi!

Mais uma vez as famílias se reuniram para exercer o desapego ao ar livre :)

O 3º Piquenique e Feira de Trocas Na pracinha, realizado no Parque Ursulina de Andrade Mello, a Mata do Castelo, foi um momento importante para as crianças, especialmente nesse período em que o consumismo aumenta significativamente.

Nem sempre é fácil se desfazer daquela boneca querida, do carrinho companheiro de tantas corridas. Mas o legal da Feira de Trocas é justamente fazer as crianças refletirem que mais brinquedos não significa, necessariamente, mais diversão.

Por isso, pra não ter que aumentar a quantidade que se espalha pelo quarto afora, a troca é super legal, porque a criança leva para a casa uma novidade ao mesmo tempo que se desfaz de outra.

Vimos muitos “negócios serem fechados” no Parque, para orgulho dos papais, que se animaram a cada troca realizada.

No meio da manhã, emolduradas pela linda decoração da Lúdica Festas e Brincar Lá Fora, a Casa de Lua apresentou a história da Dona Baratinha e empolgou a meninada, que também se divertiu muito com os lindos cantos e contos de Natal da Pé de Moleque.

Ganhar brinquedos é legal, sim. Mas passear com o papai e a mamãe, sentar na grama pra fazer um lanche, aproveitar os brinquedos do parque, pode ser mais legal ainda.

E doar é sempre bom, né? A Vó Dolores estava mais uma vez acompanhando a Feira de Trocas e recebendo os brinquedinhos que deixaram de ter donos.


Pessoal, desejamos, do fundo do nosso coração, que esse Natal seja marcado por ter menos presente e mais presença na casa de cada um de vocês. A brincadeira é mais divertida que o brinquedo, permitam-se virar criança novamente e brinquem junto com seu filho. Para isso, inspirem-se com o clima da Feira de Trocas registrado pela Viviane Lacerda:

O Parque colorido {Por Lúdica Festas e Brincar Lá Fora}

Adorei o brinquedo que troquei :)

Você troca comigo?

Se eu quero?

São tantas opções!

Negociações rolando!


Olha o que estou levando para casa :)

Organizando os produtos para trocar ;)

Olha quem chegou!

A Casa de Lua :)

Todo mundo acompanhando a Dona Baratinha


E ela está cheinha de vintém!
 
Meninada assistindo de todos os lados

Vem brincar!

Uma pausa na troca para ouvir histórias :)

E teve muita história bonita com a Pé de Moleque <3

E muita música boa :)

O melhor de tudo é curtir o parque :)


E as doações vão chegando no baú da Vó Dolores :)

Vamos ouvir histórias?

E teve gente aprendendo a tocar tambor  :)


O melhor de tudo é poder passar esses momentos inesquecíveis com o filhote :)



Aprendendo a escorregar :)

 
Que abraço gostoso!

Você troca, amiguinho?

Todo mundo junto!

Lá vou eu!

Bora desapegar?

Ah, essas árvores...!

Ô passeio bom, né?


A cumplicidade que todo filho precisa :)



Até a próxima Feira de Trocas, pessoal :)
  

Livrinhos de Natal

$
0
0

Sempre que chega essa época do ano, colocamos os livrinhos que temos em casa com o tema natalino mais à mão da pequena. 

Não tem nada melhor para estimular o gosto pela leitura, não é? Aí conversamos sobre a história do Natal, sobre os seus símbolos, seu real significado, sobre a solidariedade e toda a alegria que devemos espalhar por aí, especialmente nessa época do ano.

Aqui em casa temos dois livrinhos que curtimos: Porque colocamos estrelas nas árvores de Natal, da Editora Aletria e O Nascimento de Jesus (livro quebra cabeça), da Editora Ciranda Cultural.

Selecionamos alguns outros títulos interessantes neste post, dá uma olhada como temos histórias bem legais. E incentivamos vocês a incorporarem os livrinhos com esse tema à decoração natalina – além de deixar a casa mais enfeitada, as crianças vão entendendo, aos poucos, os porquês dessa importante celebração que é realizada há milhares de anos em todo o mundo. :) Vamos ler?

  

Conheça a história de Zara, uma limpadora de estrelas. Como se esse emprego já não fosse mágico o suficiente, o melhor amigo de Zara é um cachorro, Lurijo. E ele tem um sonho: ganhar o concurso anual que premia a árvore de Natal mais bonita da cida. Imagine o que Zara fez para ajudar Lurijo a vencer. 

Editora Aletria | Veja mais no AQUI




Lulu e Bié conhecem o velho Nicolau que representa a figura tradicional do Papai Noel. Ele conta sua história e diz que o importante é preservar o real sentido da festa natalina. Fala sobre a distribuição de presentes, o desequilíbrio entre o cnsumismo exagerado e as pessoas carentes

Editora Salamandra | Veja mais AQUI










"Seu Chiquinho é um confeiteiro pobre, que acolhe em sua casa três anõezinhos também pobres, dizendo: ""Em casa de gente pobre, se come um, comem dois, se comem dois, comem três!"". Os três o ajudam a fazer um bolo de Natal, que vai crescendo, crescendo a ponto de tomar conta das ruas da cidade. Todo mundo faz fila para provar o bolo, que está delicioso. De repente chega o rei, atraído pelo aroma apetitoso. Depois de comer aquela delícia, nomeia Seu Chiquinho e seus ajudantes a confeiteiros reais. Fazer o bem sem olhar a quem ou quem faz o bem é recompensado são as idéias transmitidas pela simpática historieta do confeiteiro e seus ajudantes. A linguagem simples, o texto de frases curtas e rimadas como versos encantam os leitores de todas as idades."


Editora Salamandra | Veja mais AQUI





Uma das datas mais esperadas pelas crianças, o Natal aqui é apresentado como uma ocasião que vai além do dar e receber presentes. Resgatando o sentido fraternal desta festa, o leitor conhecerá coisas interessantes como as primeiras árvores de natal, a lenda do Papai Noel, o presépio e a viagem dos três magos.


Editora Salamandra | Veja mais AQUI




É noite de Natal, o pequeno Boule dorme tranquilamente. De repente, salta sobre a cama seu amigo Bill, um cãozinho agitado e bagunceiro! O motivo? Papai Noel já passou, deixando um monte de presentes. Começa aí uma pequena história de fantasia e ternura, que mistura elementos dos quadrinhos e dos livros infantis. Uma HQ em formato diferenciado, que encanta pela leveza de sua história e de seus desenhos.

Autêntica EditoraVeja mais AQUI








É Natal! E ainda tem taaanta coisa pra fazer! Nita, a bruxinha, não sabe o que ela deve fazer primeiro. Enfeitar a árvore de Natal? Assar os biscoitos de Natal? Ou cuidar da Trixie, a inquieta bruxa criança? A qualquer momento, alguém pode bater à porta. E, quando a Bruxa Noel chegar, tudo já deve estar pronto...

Editora Brinque-Book | Veja mais AQUI




O anjo Gabriel apareceu para Maria e disse que ela seria mãe de Jesus. Ela e José partem para Jerusálem e não encontraram um lugar para ficar. O que aconteceria a eles? Onde o menino Jesus nasceria...?

Editora Ciranda Cultural | Veja mais AQUI ou AQUI


Família: o melhor presente sempre

$
0
0



Estamos em uma época que muito se fala em consumismo, em perdão, em gratidão, em amor.  Não há problema em presentear o seu filho com um produto que esteja dentro de seu orçamento e seja coerente com sua faixa etária. O equilíbrio é sempre o melhor caminho, afinal, aquele brilho nos olhos e o sorriso que as crianças abrem quando vêem que o que ganharam é o que tanto desejavam vale muito. Na verdade, esta reação é o maior presente para os pais. Mas de nada vale realizar o sonho de um filho se você não fizer parte do mesmo. Quando for escolher o que o “Papai Noel” irá dar para seus filhos dê preferência para brinquedos que possibilitem o brincar junto. Tente escolher de acordo com os reais interesses de seu filho e não conforme o modismo do momento - afinal, o brinquedo será jogado para escanteio. Aproveite o presente novo para incentivar os pequenos a doarem aqueles com os quais não brincam mais. Explique sobre a caridade, é tão importante incutir o sentimento de partilha nas crianças.

Se a sua família acolhe a ideia da magia do “Papai Noel”, escreva a carta para ele junto com as
crianças e tente perceber o que daquilo que está ali que eles realmente desejam. Se a lista for
muito grande aproveite para trabalhar a questão do consumismo. Explique que ninguém precisa ter tudo. Se a criança acredita no bom velhinho, entre na fantasia e faça uma cena como se ele realmente tivesse deixado o presente.  Isso é tão importante para eles! Não precisa se preocupar que depois seu filho vai achar que você mentiu. Não, eles se sentem especiais quando descobrem a verdade e querem
passar isso para as futuras gerações.

Se a sua família não gosta dessa magia do Papai Noel, aproveite para fazer as compras junto
com os filhos e mostre o verdadeiro espírito de natal que é partilhar e celebrar o amor e a união.


Independente da idade e crenças o que mais importa é a presença de quem se ama. De nada vale o presente mais caro e mais desejado se não foi dado com amor e se não haverá uma companhia para brincar com mesmo. Então não deixe de estar disponível para seus filhos, se dê de presente para ele. Com certeza esse será o melhor presente e o melhor de tudo, não custa nada!

Desejo a todos um Natal repleto de amor, união, afeto, perdão, respeito, generosidade e paz!


Dicas para estimular a coordenação motora das crianças

$
0
0


Foto: Viviane Lacerda

A melhor forma de estimular a coordenação motora do seu filho é brincando, interagindo com ele e permitindo que ele explore o mundo ao seu redor. Compartilho algumas dicas de brincadeiras que vão contribuir muito para o desenvolvimento do seu filho de acordo com cada etapa que ele está vivendo.

Entre 2 a 4 meses


• Dê ao seu bebê um sapatinho musical. Uma meia de tricô com um chocalho na ponta para que ele possa exercitar suas pernas e braços e sincronizar sua coordenação olho mão.

• Deixe que ele tente agarrar brinquedos macios e de plástico.

• Ele vai gostar muito de brincar com chocalhos e outros brinquedos que fazem barulho.

• Coloque-o de vez em quando de barriga para baixo para brincar com um objeto à sua frente. Isso ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e a ter controle de cabeça se o brinquedo estiver na altura dos seus olhos.

• Brinque com os dedinhos do pé dele, isso ajuda a treinar a motricidade fina.


Entre 4 a 6 meses


• Você pode brincar de aviãozinho, segurando o bebê no alto de barriga para baixo, isso o ajuda a aumentar o seu sentido de equilíbrio e a tomar consciência do próprio corpo.

• Incentive-o a levantar a cabeça, quando ele estiver na posição de bruços, colocando objetos coloridos na sua frente. Você poderá vê-lo sustentando a cabeça firmemente.

• Estimule o seu bebê a rolar colocando brinquedos à sua volta.

• Quando ele estiver sentado, para dar apoio coloque almofadas do seu lado. Assim se equilibra.

• Os bebês adoram brincar na frente de um espelho. Você pode estimulá-lo, fazendo movimentos diferentes, gestos ou mexendo várias partes do corpo ou objetos.


Entre 6 a 9 meses


• Ofereça um caixa ou um túnel de pano para que o seu bebê possa brincar de atravessar. Isso estimula a auto confiança e a confiança nos outros.

• Na hora do banho, converse e brinque com ele, ofereça brinquedos para que ele possa explorar.

• Você pode dançar e ouvir música com o bebê. Isso ajuda a intuir o sentido de ritmo e sua relação com o movimento.

• As suas pernas podem funcionar como obstáculos para pegar objetos do outro lado e subir e descer. Suas pernas também podem funcionar como um escorregador.

• Bebês adoram brincar com papel. Amassar, rasgar, ver, explorar. Com isso, conhecem novas texturas e aumentam sua habilidade de manipular objetos.

• Deixe que o bebê brinque e descubra como uma coisa se encaixa na outra.


Foto: Duorama Fotografias
Entre 9 a 12 meses



• Leve-o a espaços abertos, onde ele possa ter contato com a natureza e fazer pequenas descobertas e treinar uns passinhos.

• Deixe que ele faça rabiscos com giz de cera, isso ajuda a desenvolver a capacidade criativa e a adquirir destreza manual.

• Ofereça papéis bem coloridos, eles gostam de brincar de rasgar, dobrar e amassar papéis de todo o tipo.

• Bebês se interessam por blocos de madeira e se divirtem ao empilhá-los e derrubá-los.

• Durante o banho, converse sobre o corpo do bebê, fale os nomes de cada parte. Você também pode colocar bolinhas coloridas na água para que ele possa “pescar” com uma vasilha.




• Nesta fase, eles gostam de comer com as próprias mãos. Mesmo se ele fizer bagunça, deixe que coma frutas e biscoitos sozinho. Está aprendendo.


Entre 1 a 2 anos


• Brinque com bolas e balões, isso estimula o controle motor.

• Você pode oferecer um quadro e giz colorido. Interaja com seu filho  fazendo um desenho coletivo.

• Permita que ele caminhe dentro e fora de casa. Com e sem sapatos. Um bebê precisa experimentar as diferentes texturas que estão ao seu redor.

• Deixe que ele brinque com bolhas de sabão, massinha e jogos de encaixe.

• Ofereça diferentes brinquedos e objetos para brincar, isso ajuda a entender que existem materiais de tamanhos, cores e texturas diferentes.

• Cante músicas junto com seu filho, explore os instrumentos musicais ou até mesmo objetos que produzem algum som.


Entre 2 a 3 anos


• O balão continua sendo uma ótima opção para brincar. Isso ajuda a desenvolver a habilidade de arremessar e receber.

• Incentive-o a jogar bolas através de um túnel ou brincar de boliche. Ofereça bolas de todos os tamanhos e texturas.

• Dê a ele vários papéis para que possa explorar o uso da tesoura.

• Deixe que ele brinque de desenhar e traçar seu nome de várias formas.

• Brincadeiras com massinhas e pintura também são muito bem vindas.


Foto: Duorama
Entre 3 a 6 anos


• Leve seu filho/a ao parquinho para que ele possa brincar na areia, no balanço, na gangorra e nos escorregadores. Incentive-o a brincar com as outras crianças.

• Nesta fase, as crianças gostam muito de brincadeiras que exijam habilidades manuais, pois, conseguem ficar sentadas concentradas em fazê-las.

• Incentive os desenhos e as brincadeiras que envolvem números e letras.

• Ofereça brinquedos de construir, com peças maiores e menores.

• Ofereça materiais de recorte e colagem para brincar.

• Brinque com seu filho de dominó, cartas e dama.


Botei meu sapatinho, na janela do quintal...

$
0
0

Que este ano, seu Natal seja de
muito amor e brincadeiras em família :)

Feliz Noite Feliz

Miriam & Flávia

Passeio em BH: Parque Jacques Cousteau

$
0
0
 



A gente adora o parque Jacques Cousteau! Já realizamos dois Encontros Na pracinha e dezenas de passeios por lá. Sabemos que é o "parque quintal" de muitos leitores desta praça, e é sempre indicado como um dos preferidos para passeios pelas famílias nas pesquisas que fazemos pelas redes sociais. Foi a dica de duas queridas leitoras, Sandra Drumond e Tati Reis, que nos levou a conhecer o parque que fica na região do bairro Betânia, há dois anos. 

Mas, o que é que esse parque tem? - vocês devem estar se perguntando. Bom, tem muito verde, muito espaço, um parquinho de brincar super legal, um projeto que presenteia o aniversariante com uma muda para ser plantada lá e frequentadores muito boa praças ;) 

Ah, pense em jabuticabeiras! Pois é, o Parque Jacques Cousteau tem vários pés! E a criançada aproveita para se deliciar... Além disso, muito verde e um jardim super bem cuidado. O parque, que um dia já foi um "lixão", chegou a produzir as mudas de árvores para toda a cidade e hoje é responsável pelas plantas ornamentais usadas no paisagismo de todos os parques de BH.

Como em outros parques da capital, encontramos brinquedos de madeira, alguns com inadequações, principalmente no quesito segurança: seja na altura, seja na falta de dispositivos/acessórios de segurança, seja na sua funcionalidade. Por lá, a gente encontra também um brinquedão para a meninada de 2 a 6 anos, que faz muito sucesso. 




O parquinho de madeira tem o seu lugar :)
                            


Muitas, muitas jabuticabas para nos deleitarmos!

Tem pequeno que cresceu por lá e conhece cada cantinho do parque :)


Seria um navio? Uma nave? O brinquedão faz sucesso!





Tem muito morador simpático pelo parque! 



E o espaço está apto para receber todo mundo pra brincar junto ;)




Verde, verde e mais verde!



Arte no parque <3

A área verde do parque é muito legal, é possível fazer trilha ecológica (procure informações na Administração), tem uma estrutura boa (bebedouro, banheiros), muito espaço para contemplação, academia da cidade, um ótimo campo para soltar pipa ou bater uma bolinha.

Área dos brinquedos

Campo livre para curtir!


Que tal programar um piquenique?

Academia da cidade separada dos brinquedos, êba!

Cada cantinho fofo!



Lago com peixinhos!
Muitas mudas para os parques da cidade



Entrada para a Mata




Tivemos a oportunidade de plantar uma muda do Na pracinha no 17º Encontro - que manhã especial <3
Também realizamos o 20º Encontro Na pracinha - uma marca histórica - por lá :)







O passeio vale a pena, reserve uma bela manhã para curtir!


O que tem de bom por lá:
:: jabuticabeiras!
:: muito espaço para brincar
:: um brinquedo novo super legal
:: muito verde
:: banheiros e bebedouros

O que precisa melhorar:
:: segurança em alguns brinquedos


Fique por dentro das regras do parque:
Fonte: Fundação de Parques Municipais

No parque é permitido:
:: brincar de bola: desde que leve, de plástico e que as brincadeiras não perturbem o bom funcionamento do parque;
:: andar de bicicletas de aro 12, 14 e 16 nas áreas delimitadas para o exercício da atividade;
:: o uso de patins, patinetes ou similares para crianças de até 12 (doze) anos de idade;
:: soltar pipas de papel nas áreas autorizadas, desde que não se utilize fios cortantes (cerol ou similares), longe da rede elétrica e sem perturbar os demais usuários.


Quer conhecer?


Exibir mapa ampliado

#repost
Primeira publicação: 25/07/2013

Fotos: Na pracinha e Duorama Fotografias


Feliz Natal da alegria :)

$
0
0

Espalhar alegria hoje e sempre.
Não só com os abraços de Feliz Natal, mas com os sorrisos do dia-a-dia.
Não só com os presentes na noite natalina, mas com a presença de todos os dias.
Alegria no olhar, no tocar, no falar.
Alegria no exemplo, ao ser solidário, amigo e companheiro dos pequenos.

Que este seja o Natal da alegria em sua família e que seja, assim, Natal todo dia.

Miriam & Flávia

Parques de Verão: abertos até mais tarde esperando a sua família

$
0
0
Foto: Viviane Lacerda


Durante o Verão - e as férias da meninada - 8 parques da capital participarão do projeto Parques de Verão, com mudanças nos horários de funcionamento, que ficarão abertos das 8h às 20h, de terça-feira a domingo. Na segunda-feira, os locais fecham para manutenção e limpeza.

A gente já foi passear em um dos parques que estão no projeto, chegamos após às 18h e ficamos até  quase 20h, foi muito bacana ter mais essa opção para a criançada se divertir no fim da tarde e extravasar a energia acumulada ao longo do dia ;) 

De acordo com a presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva, “o objetivo é a apropriação desses espaços de forma mais consistente e respeitosa. Queremos oferecer serviços de qualidade e, consequentemente, satisfazermos nossos usuários”, ressalta.

A iniciativa acontecerá até o mês de março/16.

Os parques são:

.Ecológico e de Lazer do Caiçara (bairro Caiçara) {confira AQUI nossa cobertura}
.Vencesli Firmino da Silva (bairro Alípio de Melo) {confira AQUI nossa cobertura}
.Fazenda Lagoa do Nado (bairro Itapoã) {confira AQUI nossa cobertura}
.Universitário (bairro Universitário) {confira AQUI nossa cobertura}
.Ursulina de Andrade Mello (bairro Castelo) {confira AQUI nossa cobertura}
.Elias Michel Farah (bairro Ouro Preto) {confira AQUI nossa cobertura}
.Cássia Eller (bairro Castelo) {confira AQUI nossa cobertura}
.Pedro Machado (Oeste)


Segundo a Fundação de Parques Muncipais, a escolha dos parques foi de acordo com um levantamento das características de cada espaço e o envolvimento da comunidade. Também foram levados em consideração para por o projeto em prática o horário de verão, em que a iluminação natural é aproveitada por mais tempo, e o calor, já que as noites quentes favorecem a ocupação desses espaços.

Vamos brincar lá fora até mais tarde, gente!

Fonte: Fundação de Parques Municipais




Por que não se deve comer vendo TV? Essas e outras dúvidas aqui :)

$
0
0


As crianças podem ingerir líquidos durante as refeições?
Quando a criança consome o suco logo antes e durante a refeição, o suco já começa a ocupar lugar no estômago. Também eleva o nível de açúcar (mesmo sendo suco natural) trazendo sensação de saciedade. E assim a criança come menos.

Por que não se deve comer vendo TV?

Ao se concentrar na TV, a alimentação torna-se automática, perde-se o controle de saciedade e, assim, comemos sempre mais. Além disso, o papel social da alimentação (conversa, proximidade, sensação de família) perde-se e juntamente o prazer desse momento, muito importante para a regulação psicológica do apetite.

Posso oferecer embutidos (presunto, salsicha) para meu filho?
Esses produtos possuem nitritos e nitratos para sua conservação que são, comprovadamente, cancerígenos. Além disso, normalmente contêm aditivos, muito sódio, corantes e alguns possuem excesso de gorduras. Eles devem ser evitados ao máximo.

Jantar muito tarde provoca sono agitado nas crianças?
Se a refeição for rica em gorduras, pode interferir no sono sim devido à sua digestão lenta. O ideal, se seu filho dorme um pouco mais tarde, é oferecer o jantar mais cedo e antes de dormir oferecer um lanche mais leve, como banana amassada com leite ou chá com torradinha e requeijão.


Contadores de histórias em BH

$
0
0
Casa de Lua no I Piquenique Literário Na pracinha
Foto: Patrícia de Sá


Um dos meus programas prediletos com as minhas filhas é assistir a contação de histórias. A Miriam compartilha do mesmo sentimento, por isso, quando começamos a planejar os Encontros Na pracinha de imediato listamos como a primeira atração :)

Sempre gostei de histórias, desde pequenininha. Mas, o meu primeiro contato com a arte, foi na faculdade, quando me inscrevi para uma oficina de contação de histórias. Fiquei admirada com o trabalho da contadora — infelizmente, a memória já falha e não me lembro de seu nome — e como era fantástico encantar as crianças através da fantasia.

Em BH, somos privilegiados, tem muita gente boa na praça ;) que gosta mesmo de criança e não dispensa um bom convite para contar histórias. E a grande maioria das apresentações nas pracinhas e parques da cidade é voluntária, sabia? O mais legal é que essa moçada gente boa na arte de contar, cantar e encantar com histórias também pode se apresentar na sua casa, na sua festa, no condomínio, na sua empresa.  Então, vamos conhecer um pouquinho mais desta turma?

Alessandra Vinsentin no Encontro Na pracinha
Foto: Duorama


Companhia que promove intervenções artísticas em eventos e festas infantis, comandada pelas queridas Adê, psicóloga e atriz, e Fabi, atriz.
http://casadeluafestas.com.br

As queridas parceiras Nadja Calabria e Alessandra Vinsentin estão sempre conosco brincando em nossos encontros. Contadoras de histórias com formação complementar que enriquece ainda mais o repertório e o conhecimento do assunto: A Alessandra é psicóloga e atriz, com quase 20 anos de carreira artística, e a a Nadja Calábria, educadora e terapeuta comunitária.
Email: ciaarreleque@gmail.com

A querida Gledes, mais conhecida como a Guegué, juntamente com o seu Lobo, encanta a meninada por onde passa. Arte educadora e atriz, a presença dela é agito na certa :)
Email: cantarolar@hotmail.com
Ator, palhaço, autor de dois livros infantis que as meninas amam por aqui (Emengarda, a barata e Bichos de-Versos) e contador de histórias.
Email: contatodopierre@gmail.com




Pé de Moleque
Foto: Duorama
Pé de Moleque
O casal Jú e Isaac encantam os ouvintes brincantes de todas as idades em nossos Encontros Na pracinha.
http://www.pedemolequeartecultura.com.br/

Educador e contador de histórias, Paulo e seu baú divertem a meninada.
Email: paulofilosofo@hotmail.com






Musicista, atriz, professora, autora de dois livros infantis (Pitulu e Pomar Brasileirinho), super fera na arte da contação :)



Trupe Arte com Alegria
Foto: Duorama
Arte com Alegria
A trupe  trabalha com a arte de contar histórias, show musical, teatro, brinquedos e brincadeiras, oficinas pedagógicas e formação de educadores.
http://www.artecomalegria.com.br/


Trupe Maria Farinha
Foto: Duorama
Trupe Maria Farinha
Na voz e percussão de Sandra Bittencourt e Babu Xavier, o grupo encanta, tornando nosso dia mais divertido e cantarolante.
Email: contato.mariafarinha@gmail.com




Abra Palavra
Música e Literatura com Aline Cântia e Chicó do Céu, compartilhando histórias e canções com gente de toda idade, de todo lugar do mundo...
http://www.abrapalavra.com/
  Sandra Lane
Especialista em arte educação e contadora de histórias, Sandra conta histórias para platéias de diferentes faixas etárias.
http://www.sandralane.com.br

Guegué e seu Lobo no Encontro Na pracinha
Foto: Duorama


Os queridos Nadja, da Cia Arreleque, e Pierre André, em um dos Encontros Na pracinha
Foto: Angela Lago

Este post é colaborativo, caso você conheça algum contador de histórias talentoso que não está indicado aqui, entre em contato conosco :)

:: Post atualizado em Dezembro/15

CoolHowzinho: férias com criatividade

$
0
0




"A criatividade é um tesouro da infância." No intuito de potencializá-la e ensinar as nossas crianças a exercitá-la desde sempre, o CoolHow – uma empresa que produz conteúdo criativo e experiências de aprendizado para pessoas e negócios – lança o CoolHowzinho: Especial de Verão.

A ideia é promover novas vivências, habilidades e aprendizados. As experiências criativas são elaboradas a partir das pesquisas de temas que envolvem a sociedade contemporânea, como criatividade, tecnologia, imaginação, movimento maker, uso do território, empreendedorismo, sempre de forma divertida para os pequenos. Curtiu a ideia? A gente também! E estaremos acompanhando de pertinho essa novidade em Belo Horizonte.

O "start" para a iniciativa surgiu durante os workshops que o CoolHow desenvolve para o público adulto. Em conversas com educadores e pessoas inovadoras de diferentes áreas, a turma criativa percebeu que além de reaproximar os grandinhos dos seus talentos imaginativos, valia a pena auxiliar os miúdos a não perderem esse elo. Para isto, uniu a expertise em educação para criatividade e inovação com profissionais especializados em educação para crianças. 

O CoolHowzinho tem como inspiração as metodologias e tendências mais contemporâneas de educação, pensadas para as crianças que vivem, crescem e se educam no século 21. A Creative Learning elaborada por Mitchel Resnick do MIT, as discussões recentes sobre o papel da brincadeira na infância, o uso do território pelas crianças e prática de educação integral são alguns dos pontos que orientam a forma que eles estão pensando a educação.

Mas, na prática, como vai acontecer?

As Experiências Criativas do CoolHowzinho são a soma das melhores coisas que as crianças podem fazer na infância, com o estímulo às habilidades que vão fazer todo sentido pra elas no futuro. Aprendizagem divertida e criativa! O CoolHowzinho irá permitir novas vivências, com mais momentos para criar, imaginar, desenvolver projetos e no meio disso tudo, lidar com os erros, desenvolver autonomia com práticas mais colaborativas e participativas.

Dá uma olhada na programação:

Foto ilustrativa
18/01 – Makey Makey

Criado dentro do MIT Media Lab, o kit Makey Makey é uma forma divertida de ensinar um pouco de lógica para crianças. Durante esse dia,  um piano será criado com frutas e legumes, as crianças jogarão um game em que os controles não são nada convencionais e ainda aprenderão sobre a tecnologia que permite essas coisas incríveis se tornarem realidade.

19/01 – Caixa do Inventor

Cada criança receberá uma caixa com objetos e ferramentas (seguras para crianças) que podem dar origem a novas invenções. A partir daí elas terão que explorar os materiais, arriscar combinações e imaginar novas possibilidades. Os kits terão materiais diferentes, conforme a idade da criança.

20/01 – Food Swap para crianças

Você sabe o que é um Food Swap? É evento onde as pessoas trocam comidas feitas ou cultivadas por elas mesmas.  Como a cozinha também é lugar de aprender. Entre ingredientes, utensílios e receitas, as crianças vão buscar hipóteses e estratégias mesmo sem saber como se faz. E depois vão decorar e preparar suas invenções culinárias para a troca com seus amigos.

21/01 – Make It Yourself

“Vacas não voam. Mas quando a gente desenha ou conta uma historia, acontece de tudo” David Milgrim escritor do livro infantil Vacas Não Voam, descreveu muito bem como o CoolHow pensam para essa experiência criativa. Neste processo as crianças serão orientadas pelos educadores a colocar um projeto em prática. Vão trazer para o campo real um personagem imaginado por elas, e no meio do caminho vão testar possibilidades, experimentar novas habilidades manuais e compartilhar suas ideias.

22/01 – Stop Motion Animation

Serão desenvolvidos personagens, roteiro, trilha e uma pequena animação nessa experiência. As crianças vivenciarão um pouco do trabalho dos cineastas, produzindo cada parte do filme em Stop Motion e aprendendo a cuidar de cada detalhe num verdadeiro trabalho de equipe.

> Momento Extra: Experiência em família

É hora do show. Papai, mamãe, titia ou vovó podem vir assistir ao resultado das produções. Vai ter pipoca! No final, todo mundo pode bater um papo e combinar o fim de semana. :)

25/01 – ArtBot

Engenharia e arte para criar um robô capaz de desenhar sozinho.

26/01 – Youtubers Mirins: Criando um Tutorial

Criança também é produtora de conhecimento, então nesta experiência são elas que vão ensinar. As crianças vão aprender a produzir o passo a passo de um tutorial transferindo uma habilidade que elas aprenderam. E depois para continuar a brincadeira em casa, o tutorial gravado pode conduzir um gostoso momento de aprendizagem para a família.

Foto ilustrativa
27/01 – Choco Maker

Imagine pudéssemos criar e transformar objetos utilizando impressoras 3D e as próprias mãos?

Talvez você não saiba, mas o Movimento Maker promete mudar a forma como produzimos as coisas. Não por acaso, está sendo chamado de a nova revolução industrial. E olha que maravilha: crianças são makers por natureza! Que tal então um incentivo para o espírito maker dos pequenos, tornando-o uma grande ferramenta para a aprendizagem? Alguém duvida que aprender fazendo é muito mais divertido e significativo? Na Choco Maker as crianças vão confeccionar chocolates. A experiência começa pela confecção dos moldes na impressão 3D e termina na degustação dos doces. Durante o processo, haverá uma conversa sobre sobre o Movimento Maker e conhecer alguns projetos desenvolvidos por crianças ao redor do mundo.

* Se sua criança tiver alguma restrição alimentar em relação aos componentes do Chocolate, serão utilizados ingredientes alternativos para que ela possa participar.  :)


28/01 – Ateliê Craft: Meu Primeiro Banquinho de Madeira

Já ouviu falar em atividades “hands on”? Desamprendemos a ser criadores e agora o mundo está pendido que reaprendamos. Na contra mão da produção em larga escala, queremos que as crianças tenham a experiência de fazer um produto artesanal e comecem a traduzir traços de sua personalidade no processo de criação. Entre brincar, imaginar e criar, vamos explorar as possibilidades de diversos materiais como, madeira, tecido, tintas. Durante o processo irão lidar com acertos, erros, tentativas diversas que incidem sobre o processo criativo.


29/01 – Cardboard Challenge: Brincar sem Brinquedo

Durante o Cardboard Challenge os pequenos vão materializar seus sonhos em projetos utilizando papelão, parafusos de plástico, algumas gotas de cola, tintas, ferramentas seguras para crianças e é claro muita imaginação. Esse é um desafio que tem circulado diversos países do mundo e teremos orgulho em fazê-lo aqui também.

Por que papelão? O potencial criativo é estimulado pelas possibilidades do material e não necessariamente pela sua complexidade. Papelão, tecidos, são grandes ferramentas para aguçar a imaginação, pois como o formato do brinquedo não está “pronto” precisa que a criança transforme e construa sua identidade.

> Momento extra: Experiência em família

Pode trazer papai, vovó, titia, porque, para o CoolHowzinho, gente, família é um laço que dá no coração. E nesta experiência é hora de criar, imaginar e construir junto. Seguindo a linha do Cardboard Challenge, vamos construir um óculos de realidade virtual de papelão, capaz de nos transportar para novos lugares sem sairmos de onde estamos. No final vai ter comidinhas gostosas e um quintal cheio de gente, pra bater papo, conhecer os colegas e quem sabe já marcar as próximas brincadeiras.



Mais informações: 

:: Quando: 18 a 29/01/16, segunda a sexta
:: Horário: das 13h30 às 17h30
:: Faixa etária: 6 aos 11 anos
:: Local:  Avenida Getúlio Vargas, 1420 - sala 804
:: Valor: 

.Inscrição para um dia: R$ 65,00
.Inscrição para dois ou mais dias: R$60,00
.Programação completa: R$550,00 

* Os inscritos na programação completa recebem também um Guia Especial de Férias.

Olha que bacana! Os leitores Na Pracinha ganham 7% desconto!  Basta preencher o campo código promocional com "NAPRACINHA"


:: No pacote já estão inclusos os materiais para a oficina e um lanchinho saudável e gostoso ; )

>> Contato: flavia@coolhow.com.br | (31) 3327-6563 - Flávia Almeida
http://bit.ly/1NTKEad








Passeio em BH: Parque Ursulina de Andrade Mello

$
0
0
Foto: Na pracinha


Um parque super arborizado, com cara de quintal de casa, e que as minhas filhas, Cecília e Olívia, frequentam desde bem novinhas. Esse é o parque Ursulina Andrade Mello, também conhecido como a Mata do Castelo, bairro em que se localiza.  

A Mata está sempre de casa cheia, com muitas famílias, durante todos os dias da semana. Com 312 mil metros quadrados, possui várias nascentes, uma lagoa artificial e muitas espécies da Mata Atlântica. Segundo a PBH é uma das maiores áreas remanescentes de vegetação tropical da capital mineira. 

O maior atrativo são os animais que encontramos durante o passeio: micos, tatus, cágados, pássaros, esquilos, patos, peixes e galos despertam a curiosidade da meninada. Além disso, há muitos espaços convidativos para um piquenique, desde mesinhas espalhadas sob árvores e uma área mais reservada que acabou de ser reformada <3

No parquinho de brinquedos, em uma área de brita, todos são de madeira, e encontramos escorregadores, balanços, gangorras e um cavalinho - alguns precisando de manutenção.

Para se exercitar, o parque conta com equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

A Guarda Municipal se faz presente, há banheiros e bebedouro. Não se pode entrar com animais, bicicletas e skates.


Clima de fazenda
Foto: Viviane Lacerda

Durante a visita, mostre para as crianças os moradores oficiais da Mata
Foto: Viviane Lacerda

Observando a "tataluga"
Foto: Na pracinha


Os bichinhos são uma atração a parte
Foto: Márcio Castro | Dinoleta

Esquilos!
Foto: Márcio Castro | Dinoleta

Micos
Foto: Márcio Castro | Dinoleta


Lagoa artificial
Foto: Na pracinha
Vamos pro parquinho?


O parquinho fica em uma área com areia e brita
Oh balancê!
Foto: Viviane Lacerda



Vale subir nas árvores ;)
Foto: Viviane Lacerda

Brincar na brita
Foto: Viviane Lacerda




Ciça curte desde pequena: dando os primeiros passinhos e desbravando o parquinho


Curtir uma sombrinha no parque, delícia!


Tem área mais reservada para comemorar um aniversário bem no estilo que a gente curte ;)
Foto: Dinoleta
Piquenique: Brincar lá fora





Dá pra improvisar uma pelada
Foto: Viviane Lacerda
Área de ginástica


Nos finais de semana sempre encontramos famílias fazendo piquenique








Tivemos a oportunidade de realizar o 13º Encontro Na pracinha (2014) e a 3ª Feira de Trocas & Piquenique (2015) por lá. Foi ótimo!



O que tem de bom por lá:
:: Lagoa e os animais
:: Área para piquenique

O que precisa melhorar: 
:: Reformar os brinquedos


Fique por dentro das regras do parque:
Fonte: Fundação de Parques Municipais

No parque é permitido:
- brincar de bola: desde que leve, de plástico e que as brincadeiras não perturbem o bom funcionamento do parque;
- andar de bicicletas de aro 12, 14 e 16 nas áreas delimitadas para o exercício da atividade;
- o uso de patins, patinetes ou similares para crianças de até 12 (doze) anos de idade;
- soltar pipas de papel nas áreas autorizadas, desde que não se utilize fios cortantes (cerol ou similares), longe da rede elétrica e sem perturbar os demais usuários;

Não é permitida a entrada de cães.


Foto: Val+Wander

"Conheci o parque lindo num piquenique de aniversário top! Tem vários animais (pato, mico, esquilo, galo, peixe, tartaruga...), bons brinquedos de madeira e uma área verde bem gostosa. Fiquei realmente encantada com o parque, o espaço da festa (tem um cantinho bem especial "reservado"). Super indico!"
Thaís, Lobo, mãe da Beatriz e do Pedro













Como chegar?

View Larger Map




#repost
Primeira publicação: 29/07/12

12 parques para conhecer em BH nas férias

$
0
0
Foto: Duorama

Que tal levar a criançada para brincar lá fora? Beagá tem muitos parques bacanas, ótimas opções para os passeios de férias! Organizamos um mini-roteiro para que você e sua família programem a diversão acompanhados do bebê, ou do pet, ou quem sabe fazendo um piquenique? Ou então, para soltar pipa?
O que vale é desacelerar, pisar na grama e curtir a infância!


Foto: Camila Coura


Para desacelerar e curtir o belo horizonte

Parque Amilcar Vianna Martins
R. Cobre, 144 - Cruzeiro
Funcionamento: diariamente, de 8h às 18h

Um parque gramado e com um mirante pra nossa cidade, que conta ainda com um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico e brinquedos novos para divertir a meninada <3
O que tem de bom por lá: conservação, estacionamento (nos finais de semana), aceita pets ;)
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

Parque das Mangabeiras
Av. José do Patrocínio Pontes, 580 - Mangabeiras
Funcionamento: terça a domingo, de 8h às 18h

A maior reserva ambiental da capital fica ao pé da Serra do Curral, oferece diversas opções de lazer para a família. É um passeio para o dia todo e vários dias ;)
O que tem de bom por lá: conservação, estacionamento; opções de lazer (quadras, brinquedos e atividades culturais)
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

...................................................

Foto: Patricia de Sá

Para passear com bebês

Parque Mosteiro Tom Jobim
R. Dr. Ismael de Faria, 160 - Luxemburgo
 Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

Um reduto verde no bairro Luxemburgo. Bem conservado, com brinquedão novinho para a criançada, rampas de acesso para facilitar a vida da mãe/pai que empurra o carrinho e um quadro negro pra soltar a imaginação!
O que tem de bom por lá: conservação, quadra; trocador na área dos banheiros.
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

Parque Ecológico Marcos Mazzoni
R. Deputado Bernardino de Sena Figueiredo,1022 - Cidade Nova
Funcionamento: segunda a segunda, 8h às 18h

Um parque com cara de quintal de casa, querido por muitos leitores e por essas blogueiras, que tem até uma biblioteca. Como não amar?
O que tem de bom por lá: brinquedos, conservação e a biblioteca.
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}
...................................................


Foto: Patricia de Sá

Para passear com o cãozinho

Parque Rosinha Cadar
R. Rodrigues Caldas, 315 - Santo Agostinho
 Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

Um parque escondido no Santo Agostinho, frequentado por moradores e seus pets, super arborizado e brinquedos novos a espera de nossas crianças.
O que tem de bom por lá: espaço para brincar e muita sombra
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

Parque Orlando de Carvalho da Silveira
R. Juruá, 860 - Bairro da Graça
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

Um parque com uma vista bem legal, muita área livre para as crianças e para os pets e brinquedos novos para os pequenos curtirem.
O que tem de bom por lá: brinquedos, conservação e a vista.
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

...................................................

Foto: Duorama
Para explorar

Parque Ecológico Roberto Burle Marx
Av. Ximango, 809 - Flávio Marques Lisboa
 Funcionamento: diariamente, 8h às 18h

Um parque enorme delicioso, com um gramado verdinho, muita sombra e fontes espalhadas para um refresco
O que tem de bom por lá: espaço para brincar, área verde e muita sombra
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

Parque Ecológico do Caiçara Parques de Verão*
R.Tico-Tico, 100 - Caiçara
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 17h

Muito verde, queda d'água e miquinhos para distrair a meninada garantem o sucesso do passeio. .
O que tem de bom por lá: brinquedos e muito verde.
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

...................................................

Foto: Patrícia de Sá


Para soltar pipa

Parque Ecológico da Pampulha
Av.Otacilio Negrão de Lima - Pampulha
 Funcionamento: sexta a domingo, 8h às 18h

Um parque enorme, muita área verde para explorar e brincar.
O que tem de bom por lá: espaço para brincar, área verde e muita sombra
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

Parque Aggeo Pio Sobrinho
Av. Prof. Mario Werneck, 261 - Buritis
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

A segunda maior área verde da capital, com muito espaço para brincar, quadra e brinquedos novos.
O que tem de bom por lá: brinquedos, conservação e muito verde.
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}


...................................................



Foto: Fabiana Cristina


Para fazer um piquenique 



Parque Ursulina Andrade de Melo - Parques de Verão*
R. Doutor Silvio Menecucci, 640 - Castelo
 Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

Um reduto verde na Pampulha, com muita sombra e bichinhos para encantar os pequenos.
O que tem de bom por lá: bichinhos, espaço para brincar, área verde e muita sombra
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}

Parque Jacques Custeau
R. Augusto José dos Santos, 366 - Betânia
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h

Um parque berçário de plantas para os outros parques da capital. Um espaço com muitos pés de jabuticabas, área verde e brinquedos para a meninada.
O que tem de bom por lá: brinquedos, conservação e muito verde.
{Veja o post do nosso passeio por lá neste link}


______________________________________________

Foto: Patrícia de Sá
* Parques de Verão
Abertos até às 20h, de terça a domingo.

Fique por dentro das regras dos parques:
Fonte: Fundação de Parques Municipais

Nos parques é permitido:
- brincar de bola: desde que leve, de plástico e que as brincadeiras não perturbem o bom funcionamento do parque;
- andar de bicicletas de aro 12, 14 e 16 nas áreas delimitadas para o exercício da atividade;
- o uso de patins, patinetes ou similares para crianças de até 12 (doze) anos de idade;
- soltar pipas de papel nas áreas autorizadas, desde que não se utilize fios cortantes (cerol ou similares), longe da rede elétrica e sem perturbar os demais usuários;
- No caso dos parques Rosinha Cadar e Orlando da Silveira, a entrada de cães é permitida utilizando sempre guia de condução e coleira. Importante: os cães da raça Pit Bull deverão utilizar focinheira, conforme Lei Municipal nº 8.198 de 2001 (vale considerar que o parque é frequentado por crianças, então, cães de grande porte em geral deveriam usar a focinheira); a remoção e destinação das fezes dosanimais são de responsabilidade de seus donos; os animais não devem entrar nos jardins e lagos.


A gente se encontra no parquinho <3

#post atualizado dezembro/15

Passeios que amamos em 2015

$
0
0

[Foto: Patrícia de Sá]



Neste ano que termina, conhecemos praças novas e revisitamos outras tantas também. Tivemos a alegria de promover Encontros e Piqueniques em muitos deles, ocupando de uma forma linda e lúdica os espaços públicos de BH.

No decorrer da última semana, realizamos uma enquete nas redes sociais com os leitores sobre as praças/parques que mais curtiram passear em 2015. O resultado foi super bacana, principalmente, por compartilharmos da mesma opinião.

Trazemos no post de hoje, a indicação de 10 lugares que mais curtimos - nós e vocês - passearmos em 2015. Que tal aproveitar as dicas e criar seu próprio roteirinho de férias?


Parque das Águas (Roberto Burle Marx) | Bairro Barreiro


[Foto: Patrícia de Sá]

Um parque com gramado verdinho a perder de vista e várias fontes para o deleite dos pequenos. Logo pensamos: ideal para um piquenique! Reformado em 2010, o parque Roberto Burle Marx faz parte do complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, divisa da Serra do Curral. As nascentes formam o Córrego do Clemente, afluente do ribeirão Arrudas que integra a bacia do rio São Francisco. No parque também encontramos um lago e a criançada se diverte procurando os peixinhos. 

O parque também faz sucesso com os observadores de pássaros devido às inúmeras espécies que voam por lá :) Uma delas, a tiê-sangue, é considerada uma das mais belas do mundo. Também encontramos tucanos, pica-paus, sabiás, gaviões,corujas, saracuras, gambás e micos-estrela, que podem ser vistos em passeios pelas trilhas.

Centro de Educação Ambiental, anfiteatro, parquinho de madeira, quadras academia da cidade e galpões utilizados pela comunidade em trabalhos como artesanato e mercearia, além de um viveiro de plantas ornamentais também fazem parte do espaço. Pés de jabuticaba também estão por lá e são uma atração a parte.




[Foto: Viviane Lacerda]

:: Os 14º Encontro Na pracinha e 15º Encontro Na pracinha foram realizados este ano no Parque das Águas :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

.........................................................................................................................

Praça da Assembleia | Bairro Santo Agostinho



[Foto: Patrícia de Sá]

A praça tem projeto paisagístico de Burle Marx e é considerada a segunda maior  da cidade (33.700 m²), depois da praça do Papa. Recentemente, ela foi reformada e está su-pim-pa! Com brinquedos super legais para bebês e crianças até 10 anos, muitos banquinhos, áreas de sombras e espaço para correr à vontade. A praça voltará a ser destino certo dos passeios em família do Na pracinha <3

Iluminação de LED, três bebedouros, aparelhos de ginástica e um novo circuito de caminhada com 700m foram algumas das mudanças. O coreto foi reformado, mas mantendo suas características originais. Há também o bicicletário e novas mesas para jogos de xadrez. A praça também está muito acessível, com áreas especiais para os cadeirantes. 




[Foto: Patrícia de Sá]
:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.



.........................................................................................................................


Parque Jacques Cousteau | Bairro Betânia


[Foto: Duorama]


Mas, o que é que esse parque tem? muito verde, muito espaço para correr, um parquinho de brincar muito legal, um projeto que presenteia aniversariantes que comemoram por lá com mudas a serem plantadas no parque e muitos frequentadores boas praças ;)

Ah, pense em jabuticabeiras! Por lá tem muitos pés, e a meninada aproveita para se deliciar. Dá para fazer trilha ecológica pela Mata, tem uma estrutura muito boa, banheiros, academia da cidade e muitos espaços para contemplação.



[Foto: Duorama]


:: Os 17º Encontro Na pracinha e o 20º Encontro Na pracinha foram realizados este ano no Parque Jacques Cousteau :)  
:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

.........................................................................................................................

Praça Floriano Peixoto | Bairro Santa Efigênia

Foto: Duorama


Entre as mais de 700 praças de Belo Horizonte, a Praça Floriano Peixoto, ou Praça do Quartel, como é
conhecida, destaca-se pelo lindo paisagismo, boa estrutura e conservação. Por tudo isso, consideramos um dos melhores destinos para se brincar ao ar livre com as crianças na cidade. Sabe o que dá para fazer por lá? Balançar, apreciar a natureza, montar palavras, brincar no trepa trepa, brincar com os bichinhos do mar, ler ao ar livre.

A Praça é convidativa também para muitas outras atividades, como brincar de peão, de barangandão, de
corda, andar de bicicleta, brincar de pega-pega e soltar bolhas de sabão.

E o melhor: é de graça e fica aberta 24h por dia. Sem desculpas para não sair de casa com as crianças.


Foto: Duorama


:: Quer conhecer mais sobre a Floriano Peixoto? Veja o post completo AQUI.
:: Os 1º e 3º Encontros Na pracinha foram realizados nesta praça. 

.........................................................................................................................

Parque Ursulina Andrade de Mello | Bairro Castelo


[Foto: Viviane Lacerda]


Um parque super arborizado, com cara de quintal de casa - ou de roça, frequentado por muitos leitores deste blog. Com 312 mil metros quadrados, possui várias nascentes, uma lagoa artificial e muitas espécies da Mata Atlântica. Segundo a PBH é uma das maiores áreas remanescentes de vegetação tropical da capital mineira. 


O maior atrativo do parque são os animais que encontramos durante o passeio: micos, tatus, cágados, pássaros, esquilos, patos, peixes e galos despertam a curiosidade da meninada. Além disso, há muitos espaços convidativos para um piquenique, desde mesinhas espalhadas sob árvores e uma área mais reservada que acabou de ser reformada <3

No parquinho de brinquedos, todos são de madeira, e encontramos escorregadores, balanços, gangorras e um cavalinho.

[Foto: Duorama]

:: Quer conhecer mais sobre o Ursulina Andrade de Mello? Veja o post completo AQUI.
:: A 3º Feira de Trocas e Piquenique foi realizada este ano no parque Ursulina Andrade de Mello.

.........................................................................................................................

                          Parque do Universitário | Bairro Universitário



[Foto: Na pracinha]


Um parque pequeno, localizado entre os bairros Universitário e Dona Clara, e com brinquedos feitos de pneus, que também estão presentes também como mesinhas, lixeiras, vasos de plantas. Mas todos preparados de forma a não acumular água parada! Com 30 mil metros quadrados, o parque possui dois níveis, com áreas de contemplação, bancos de pneus, e uma pequena academia com equipamentos de madeira.

Arborizado, é uma ótima opção para um piquenique em família. O espaço é frequentado por moradores da região e durante a nossa visita, estava bem vazio.



Foto: [Na pracinha]

:: Quer conhecer mais sobre o parque do Universitário? Veja o post completo AQUI.


                        .........................................................................................................................

Parque Estrela Dalva | Bairro Estrela Dalva


Foto: [Na pracinha]

O Parque Estrela Dalva fica no bairro de mesmo nome e tem aproximadamente 12 mil m².
Possui uma arena fantástica logo na entrada, onde frequentemente são realizados espetáculos diversos. 

As crianças adoraram correr pelo imenso espaço e depois seguir caminhando por jardins repletos de borboletas e passagens “encantadas”, que são na realidade pequenos “túneis verdes” por onde atravessamos para alcançar outras áreas do parque.

Um dos atrativos mais apreciados pela garotada é o escorrega de papelão, em um espaço do parque coma inclinação perfeita :)

Foto: [Na pracinha]
  

Quer conhecer mais sobre o Parque Estrela Dalva? Veja o post completo AQUI.

                   .........................................................................................................................

Parque Rosinha Cadar | Bairro Santo Agostinho


[Foto: Duorama]
  

Um parque escondido no coração do bairro Santo Agostinho. Frequentado por famílias, seus cães e trabalhadores da região. Ganhou recentemente brinquedos novos :)

Novos brinquedos, academia da cidade, áreas de contemplação, mesas de jogos, cascata e peixinhos são alguns dos atrativos.

Como em outros parques, há algumas regras a serem seguidas em relação a bicicletas e skates, por exemplo. Por todo o espaço, há avisos para os donos dos cãezinhos recolherem as fezes, manterem a guia etc.

[Foto: Duorama]
  
:: O 18º Encontro Na pracinha foi realizado este ano no Parque Rosinha Cadar :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.


                      .........................................................................................................................

Parque Renato Azeredo | Bairro Palmares


[Foto: Patrícia de Sá]

O Parque Ecológico Renato Azeredo é mais uma opção para brincar em contato com a natureza. Fica no bairro Palmares em uma área de aproximadamente 92.000 m². O espaço é muito amplo, com várias opções para diversão dos pequenos.

Os atrativos são os brinquedos e a quadra para a criançada, que fica em uma área com areia e brita.

O parque conta ainda com aparelhos de ginástica (inclusive para a Melhor Idade), pista de caminhada e áreas de convivência.

O Parque foi um dos primeiros onde o Raul passeou :)

[Foto: Patrícia de Sá]
:: O 16º Encontro Na pracinha e o 2º Piquenique com Feria de Trocas foram realizados este ano no Parque Renato Azeredo :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.

                    .........................................................................................................................

Parque Aggeo Pio Sobrinho | Buritis




O Parque Aggeo Pio Sobrinho fica no Buritis e conta com área de lazer e esportes - são 600 mil metros quadrados. Segundo a Prefeitura de BH, é a segunda maior área verde da capital. Há ainda a presença de nascentes que formam o córrego Ponte Queimada. A criançada se diverte acompanhando o curso do córrego ;)

É um dos parques da capital mineira com mais opções de brinquedos para divertir a criançada - e também acaba de ganhar um brinquedão novinho em folha, com escorrega, balanço e gangorra - além de uma grande área livre para soltar pipa, bater uma bolinha, brincar de pique! Por isso, nos finais de semana, o parque está sempre cheio, com muitas famílias piqueniqueando ;)


[Foto: Duorama]
:: O 19º Encontro Na pracinha foi realizado este ano no Parque Aggeo Pio Sobrinho :)  

:: Quer conhecer mais sobre o Parque? Veja o post completo AQUI.



Os 15 de 2015

$
0
0
O ano está no fim e olhamos para trás com uma alegria e saudade meio misturadas, assim.
E dá vontade de dizer um "obrigada" bem alto a todos vocês, junto com um abraço apertado, por terem passeado com a gente por tantos parques e praças de BH. Valeu, minha gente, por todos os sorrisos, toda a gentileza espalhada por aí no ano que chega ao fim :)

Alcançamos 1.450 postagens no blog, 15 mil seguidores no facebook e 8 mil no Instagram (uhu!). Números vivos, porque sentimos que vocês estão, de verdade, junto com a gente.

Hoje, trazemos os 15 de 2015 - os posts mais acessados ao longo do ano. Se você já passeou por eles, vale relembrar. Se ainda não conheceu esse conteúdo, dá uma espiadinha - vai ver como vale a pena.

Bons passeios para todos nós em 2016 :)



  
Com mais de 350 mil acessos, foi uma grata surpresa 
perceber tantas famílias interessadas neste importante assunto


O boom das festinhas em parques coincidiu com o início da divulgação desse formato 
no blog Na pracinha - ficamos bem felizes e continuamos incentivando :)


Iniciando um novo formato de eventos do Na pracinha, diferente 
dos Encontros, fez a cabeça das famílias em 2015




Só dica boa, que dá para aproveitar nessas férias também, bora curtir Beagá!




O Encontro Na pracinha realizado pela primeira vez no Parque Rosinha Cadar, no
bairro Santo Agostinho - surpreendentemente lindo, divertido e cheinho de famílias felizes




Mais uma edição de festa ao ar livre, do jeitinho que essa praça gosta :)



Porque o legal das lembrancinhas é, de preferência, 
ser útil e ter um significado que importe



Ótimo post pra aproveitar nessas férias, hein?



O Parque amigo das crianças e dos au-aus :)



Inaugurando um novo formato de parquinho concebido pela Fundação de Parques Municipais,
com brinquedos divertidos feitos de pneus - e cuidadosamente tratados para não acumular água ;)



Utilidade para as mamães, diversão para os pequenos



O Parque que nos cativou em 2015 :)



O calendário gratuito que criamos, tem dicas de passeios e brincadeiras para todos os
dias das férias de verão! Já baixou o seu?




O que oferecer, como oferecer, o que fazer se eles não aceitam, como estimular?



O terceiro formato de evento do Na pracinha - diferente dos Encontros Na pracinha e Piqueniques Literários,
a Feira de Trocas estimula o desapego e a reflexão sobre o consumismo exagerado. 






Feliz 2016 ;)

Agendinha da diversão: bem-vindo 2016!

$
0
0



O primeiro final de semana de 2016 terá um tempo propício para brincar lá fora <3
Que tal programar um piquenique com os amigos, revisitar um parque que há tempos não passeia, conhecer uma praça nova ;)

Para facilitar a sua vida, listamos algumas ideias de como se divertir do jeitinho que a gente gosta, em família e ao ar livre :)


:: 10 praças para brincar em BH nas férias (clique AQUI para ler)




:: 12 parques para conhecer em BH nas férias (clique AQUI para ler)




:: Passeios que amamos (clique AQUI para ler)


E ainda:

:: Como organizar um piquenique (clique AQUI para ler)
Que tal preparar um piquenique para a criançada? Nesse post, compartilhamos dicas utéis sobre o cardápio, o local e a diversão ;)


:: Praças e Parques visitados pelo Napracinha 
(clique AQUI para ler)
Nos três anos de blog, já visitamos vários lugares bacanérrimos e preparamos uma cobertura especial de cada um, para que você possa avaliar e escolher o destino



Boa diversão ;)


Roteiro de férias: 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

$
0
0


Oba! A 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança começa no dia 06 de janeiro para curtirmos com a garotada! Serão diversas peças teatrais voltadas para os pequenos, até 6 de março, com espetáculos a preços populares.

As peças que já assistimos e indicamos estão sinalizadas para que possam acompanhar.

A gente se encontra no Teatro ;)

42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Data: 6 de janeiro a 6 de março de 2016

Preço: R$ 5, R$ 10, R$ 12 e R$ 15 (preço nos postos de venda para peças adulto, infantil e dança).
Nas bilheterias dos teatros, os preços são diferentes, conforme cada estabelecimento.
Informações: www.sinparc.com.br – (31) 3272-7487





Programação:

Divulgação
A Zeropeia
11 a 26/01, segundas e terças, às 15h30 e às 17h30
Teatro Pátio Savassi (Av. Contorno, 6061 - Funcionários)
27 e 28/01, sábado e domingo, às 16h
Teatro Sesc Palladium (R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro)

Peça adaptada do conto escrito pelo sociólogo Herbert de Souza. Dona Centopeia vive muito feliz na floresta com suas cem perninhas, até o dia em que é criticada por ser tão diferente dos outros bichos. A peça aborda a autodescoberta, autoestima e estimula a tolerância para com as diferenças.



Indicação etária livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc)| R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 3214.5350 (Sesc Palladium) | 3263 8500 (Patio Savassi)
..........................................................

A Arca de Vinicíus {Napracinha indica}
18 a 20/01, segunda a quarta, às 16h
Teatro Bradesco: R. da Bahia, 2244 - Lourdes

Vencedor de 5 prêmios, o espetáculo apresenta a obra de Vinícius de Moraes destinada às crianças (A Arca de Noé). A foca, a coruja e tantos outros bichos aguardam para divertir a meninada. 

Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) | R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 3515 1360
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 12h às 20h; e domingo, das 12h às 19h. 
..........................................................


Os Saltimbancos{Napracinha indica}
De 06 a 29/01, quartas a sextas, às 17h30
Teatro Pátio Savassi (Av. Contorno, 6061 - Funcionários)

13 e 14/02; 20 e 21/02; sábados e domingos, às 16h
Teatro Bradesco (R. da Bahia, 2244 - Lourdes)

05 e 06/03, sábado e domingo, às 16h
Teatro Shopping Estação (Av. Cristiano Machado, 11833 - Venda Nova)

Jumento, cachorro, galinha e gata decidem ir a cidade para serem músicos. O musical premiado, adaptado do texto de Chico Buarque, encanta os pequenos com muita música e sapateado. 

Indicação etária livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc)| R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 3515 1360 (Teatro Bradesco) | 31189902 (Shopping Estação) | 3263 8500 (Patio Savassi)

..........................................................

O menino que caiu no céu
27 e 28/02, sábado e domingo, às 16h
Cine Theatro Brasil Vallourec: R. Carijós, 258 - Centro

Ben é um garoto que sonha em ser herói e almeja salvar a Terra da poluição através de uma máquina bem maluca. Entretanto, sua engenhoca acaba por transportá-lo a um novo mundo acima das Nuvens, o Reino Voador!  Lá ele conhece a amável princesa Íris e o malvado Capitão Rufius que através de uma tramóia egoísta acaba pondo os dois mundos em apuros! Será que Ben conseguirá se tornar, enfim, um herói de verdade?

Indicação etária livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc)| R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 3222.4389


...........................................................


Divulgação
Armatrux, A banda {Napracinha indica}
27 e 28/02, sábado e domingo, às 11h e 17h
CASA (Centro de Arte Suspensa Armatrux): R. Himalaia, 60 - Vale do Sol - Nova Lima

“Armatrux, a banda” é uma banda de bonecos composta por quatro personagens vindos de universos distintos e uma convidada especial, a Pianista Mafalda Jackson. Com uma interpretação vibrante, os bonecos ganham vida e arrebatam o público em um show com muitas luzes, fumaça e efeitos, construindo um universo musical cheio de surpresas.

Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) 

..........................................................

A Bruxinha que era boa
06/01 a 29/01, quarta a sexta, às 15h30
Pátio Savassi: Av. Contorno, 6061 - Funcionários

13/02 a 06/03, sábado e domingo, às 16h
Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro)

Clássico que conta a história de um conjunto de bruxas que tem por dever a prática do mal. Entre elas, destaca-se uma, que é possuidora dos dons do bem, não sabendo, portanto, praticar maldades. Surge, dentro do  contexto, a tentativa das demais bruxas, sob o comando do seu líder, de fazê-la aprender a praticar maldades, sob a pena de ser eternamente presa na torre de piche.

Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) 


..........................................................

A menina e o vento  {Napracinha indica}
09 a 31/01, sábado e domingo, às 16h
Teatro Alterosa: Av. Assis Chateaubriand, 499 - Floresta
O espetáculo conta a aventura vivida por Maria, que, fugida das aulas de educação cívica de domingo, dadas por sua tia Adelaide, se esconde na Cova do Vento. Acompanhada do irmão Pedro, Maria conhece o Vento em “carne e osso”. Depois de soprar o menino para longe, Maria, com sua inocência de criança, o enfrenta e o desafia, até ser surpreendida com um irrecusável convite: passear na garupa do Vento e conhecer o Brasil, que, segundo ele, é muito mais bonito visto de cima.

Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) | R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 3237 6611

..........................................................

 A menina que entra em livros{Napracinha indica}
16 e 17/01, sábado e domingo, às 16h
Teatro Bradesco: r. Bahia, 2244 - Lourdes
28/02, domingo, às 16h
Sesc Palladium: R.Rio de Janeiro, 1046 - Centro

Conta a história da pequena Júlia, filha única que descobre que vai ganhar um irmãozinho. Por causa disso, a menina terá que dividir seu quarto com ele. Até que o novo cômodo seja reformado, Júlia passa a dormir na biblioteca e descobre um mundo novo e sem fim de aventuras e magia que a literatura proporciona.

Indicação etária: 4 anos
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) | R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 3515 1360 (Teatro Bradesco) | 3214 5350

..........................................................

O menino mais rico do mundo 
09 a 31/01, sábado e domingo, às 16h
Teatro Marília (Av. Alfredo Balena, 586 - Funcionários)

13/02 a 06/03, sábado e domingo, às 16h
Teatro Nossa Senhora das Dores (Av. Francisco Sales, 77 - Floresta)

O ator Marcelo Ricco dá vida a um pequeno catador de papel que é rico, mas de sonhos e de imaginação. O menino escolheu o céu como pai por não saber quem é o seu. Além de sonhador, ele é poeta também. E no momento em que borboletas são descritas como “flores que voam”, o garoto convida a plateia para um dedo de prosa, na qual a educação ambiental é abordada de forma bastante divertida.

Indicação etária livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) | R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 3277 4697(Teatro Marília) | 3226 9459 (Teatro Nossa Senhora das Dores)
 
.........................................................


Frozen Pocket Show ao vivo
09/01 a 06/03, sábado e domingo (exceto 06 e 07/02); às 16h
Teatro Dom Silvério: Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 - Savassi

De maneira interativa, neste espetáculo da Cyntilante Produções, conta a história de duas irmãs, adaptada do clássico “A Rainha da Neve” do dinamarquês Hans Christian Andersen.. O canto ao vivo e o visual dos personagens são ingredientes que agradam adultos e crianças.
Indicação etária livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) | R$ 40,00 (Bilheteria)
Informações: 31 2125 0398 


.........................................................

Pluft! O Fantasminha

24/01, domingo, às 16h
Teatro Sesc Palladium:  R. Rio de Janeiro, 1046 - Centro


05 e 06/03, sábado e domingo, às 16h
Teatro Bradesco: R. Bahia, 2244 - Lourdes


Melhor espetáculo infantil de 2013 pelo Prêmio Usiminas Sinparc. Em um sótão vive uma família de fantasmas: Pluft, sua Mãe e Tio Gerúndio. A tranquilidade acaba quando o marinheiro Perna-de-Pau aparece trazendo a menina Maribel. O vilão está em busca do tesouro do avô da garotinha, o capitão Bonança. O que não se esperava é que uma bela amizade iria se formar entre Pluft e Maribel dando um novo rumo à história.

Indicação etária: a partir de 3 anos
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) 
Informações: 31 3214 5350 (Sesc Palladium)

.........................................................

A Princesa Frida
17/01, domingo, às 16h
Teatro Sesc Palladium: r. Rio de Janeiro, 1046 - Centro

21/02, domingo, às 16h
Cine Theatro Brasil Vallourec: R. Carijós, 258 - Centro

Uma banda ao vivo, atores e bonecos promovem o diálogo entre artes plásticas, teatro e música neste musical inspirado na vida e obra da pintora Frida Kahlo. Na história, a paz e as cores do reino de Coyoácan são ameaçadas pelo General Mucha Dolor, que tem poderes necessários para derrotar a Rainha Kahlo e assumir o trono. Com a ajuda do sapo Diego, a Princesa Frida tem a missão de salvar o reino através da pintura.

Indicação etária:livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) 
Informações: 31 3214 5350 (Sesc Palladium)



.........................................................

O aprendiz natural 
20 e 21/02, sábado e domingo, 11h e 16h
C.A.S.A (Centro de Arte Suspensa Armatrux): R. Himalaia, 69 - Vale do Sol

O Aprendiz Natural é uma peça do Grupo Giramundo sobre os problemas ambientais, a natureza e o homem. Os bichos de uma fl oresta comentam seus problemas enquanto uma expedição tenta combater o Homem Mau e seu avanço desmedido sobre a floresta.

Indicação etária: livre
Ingressos: R$ 15,00 (Sinparc) 
Informações: 31 3517 8282 (Sesc Palladium)


.........................................................

Postos de venda do Sinparc:
Mercado das Flores
Av. Afonso Pena, 1.055 - esquina com Rua da Bahia
Diariamente, das 9h às 19h
Funcionamento: 4 jan a 6 mar

Shopping Cidade (Piso Tupis)
Rua Tupis, 337 – Centro
Segunda a sábado, das 10h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Shopping Pátio Savassi (Piso L3)
Av. do Contorno, 6.061 - Funcionários
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Shopping Estação (1º Piso)
Av. Cristiano Machado, 11.833 – Venda Nova
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Metropolitan Shopping Betim (3º Piso)
Rodovia Fernão Dias - km 492, 601
Segunda a sábado, das 10h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Itaú Power Shopping (2º Piso)
Av Gen. David Sarnoff, 5.160 – Cidade Industrial
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Shopping Del Rey
Av. Presidente Carlos Luz, 3.001 – Pampulha
Segunda a sábado, das 14h às 19h, domingos, das 14h às 18h
Funcionamento: 6 jan a 6 mar (exceto 6 a 9 fev. Retorno dia 10 fev, às 12h)

Venda On-line e Aplicativos da Campanha
Venda on line - www.sinparc.com.br
Aplicativo “Vá ao Teatro MG” - www.vaaoteatromg.com.br/mobile
Aplicativo Teatro Brasil - www.appteatrobrasil.com.br/noar/
Download gratuito.

..............................

Confira toda a programação da Campanha clicando AQUI

Acompanhe sempre, quando recebermos uma novidade, atualizaremos o post :)

Roteiro de férias em Belo Horizonte - janeiro/16

$
0
0


2016 começou com a meninada de férias! É claro que a gente não podia deixar de preparar um roteirinho para quem vai ficar por aqui poder curtir a nossa cidade com os pequenos <3

Importante

:: Este post será atualizado conforme mudanças na programação. Acompanhe!

:: As dicas de passeios presentes na Agendinha são sugestões selecionadas pelo Na pracinha. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo e execução das atividades, oficinas e espetáculos.

:: Para se organizar, sugerimos baixar o Calendário de Férias Na pracinhae completá-lo junto com as crianças com os passeios, brincadeiras e atividades desse período

...................................................

[BRINCANDO COM O NA PRACINHA]


                                      
                                               Foto: Patrícia de Sá

3º Piquenique Literário Na pracinha
Sábado, 09/01, de 9h30 às 11h30
Parque das Águas Roberto Burle Marx - Av. Ximango, 809 - Flávio Marques Lisboa

Contação de histórias, leitura aos pés da árvore e um parque lindo para curtir em família. Gostou? Programe-se! Separe a toalha de piquenique, organize o lanchinho, separe os livros para feira de troca e venha curtir conosco!

Indicação etária livre
Entrada franca

21º Encontro Na pracinha
Domingo, 31/01, de 10h às 12h
Local a confirmar

Uma manhã de domingo para brincarmos muito, curtirmos boas histórias e piqueniquear em família. Acompanhe pelo blog e nas redes sociais - em breve, divulgaremos a programação ;) 

Indicação etária livre
Entrada franca
.............................................

[PRAÇAS E PARQUES]


Já visitamos um monte de espaço legal da nossa capital e temos várias sugestões para compartilhar com vocês. Tem praça dedicada às crianças, com coreto, com queda d'água, ao pé da Serra do Curral... E parques, então! Temos descoberto cada cantinho: parque com carinha de quintal, com mirante, com navio pirata, com biblioteca. Que delícia! Navegue por nossas páginas especiais e escolha seu destino seja uma pracinha ou um parquinho ;)

E ainda indicamos 12 lugares para você visitar em nossa cidade :)


_______________________________________

[COOLHOWZINHO]


O CoolHow – empresa que produz conteúdo criativo e experiências de aprendizado para pessoas e negócios – lança o CoolHowzinho: Especial de Verão. A ideia é promover novas vivências, habilidades e aprendizados. As experiências criativas são elaboradas a partir das pesquisas de temas que envolvem a sociedade contemporânea, como criatividade, tecnologia, imaginação, movimento maker, uso do território, empreendedorismo, sempre de forma divertida para os pequenos.

Programação:

Foto ilustrativa
18/01 – Makey Makey

Criado dentro do MIT Media Lab, o kit Makey Makey é uma forma divertida de ensinar um pouco de lógica para crianças. Durante esse dia,  um piano será criado com frutas e legumes, as crianças jogarão um game em que os controles não são nada convencionais e ainda aprenderão sobre a tecnologia que permite essas coisas incríveis se tornarem realidade.

19/01 – Caixa do Inventor

Cada criança receberá uma caixa com objetos e ferramentas (seguras para crianças) que podem dar origem a novas invenções. A partir daí elas terão que explorar os materiais, arriscar combinações e imaginar novas possibilidades. Os kits terão materiais diferentes, conforme a idade da criança.

20/01 – Food Swap para crianças

Você sabe o que é um Food Swap? É evento onde as pessoas trocam comidas feitas ou cultivadas por elas mesmas.  Como a cozinha também é lugar de aprender. Entre ingredientes, utensílios e receitas, as crianças vão buscar hipóteses e estratégias mesmo sem saber como se faz. E depois vão decorar e preparar suas invenções culinárias para a troca com seus amigos.

21/01 – Make It Yourself

“Vacas não voam. Mas quando a gente desenha ou conta uma historia, acontece de tudo” David Milgrim escritor do livro infantil Vacas Não Voam, descreveu muito bem como o CoolHow pensam para essa experiência criativa. Neste processo as crianças serão orientadas pelos educadores a colocar um projeto em prática. Vão trazer para o campo real um personagem imaginado por elas, e no meio do caminho vão testar possibilidades, experimentar novas habilidades manuais e compartilhar suas ideias.

22/01 – Stop Motion Animation

Serão desenvolvidos personagens, roteiro, trilha e uma pequena animação nessa experiência. As crianças vivenciarão um pouco do trabalho dos cineastas, produzindo cada parte do filme em Stop Motion e aprendendo a cuidar de cada detalhe num verdadeiro trabalho de equipe.

> Momento Extra: Experiência em família

É hora do show. Papai, mamãe, titia ou vovó podem vir assistir ao resultado das produções. Vai ter pipoca! No final, todo mundo pode bater um papo e combinar o fim de semana. :)

25/01 – ArtBot

Engenharia e arte para criar um robô capaz de desenhar sozinho.

26/01 – Youtubers Mirins: Criando um Tutorial

Criança também é produtora de conhecimento, então nesta experiência são elas que vão ensinar. As crianças vão aprender a produzir o passo a passo de um tutorial transferindo uma habilidade que elas aprenderam. E depois para continuar a brincadeira em casa, o tutorial gravado pode conduzir um gostoso momento de aprendizagem para a família.

Foto ilustrativa
27/01 – Choco Maker

Imagine pudéssemos criar e transformar objetos utilizando impressoras 3D e as próprias mãos?

Talvez você não saiba, mas o Movimento Maker promete mudar a forma como produzimos as coisas. Não por acaso, está sendo chamado de a nova revolução industrial. E olha que maravilha: crianças são makers por natureza! Que tal então um incentivo para o espírito maker dos pequenos, tornando-o uma grande ferramenta para a aprendizagem? Alguém duvida que aprender fazendo é muito mais divertido e significativo? Na Choco Maker as crianças vão confeccionar chocolates. A experiência começa pela confecção dos moldes na impressão 3D e termina na degustação dos doces. Durante o processo, haverá uma conversa sobre sobre o Movimento Maker e conhecer alguns projetos desenvolvidos por crianças ao redor do mundo.

* Se sua criança tiver alguma restrição alimentar em relação aos componentes do Chocolate, serão utilizados ingredientes alternativos para que ela possa participar.  :)


28/01 – Ateliê Craft: Meu Primeiro Banquinho de Madeira

Já ouviu falar em atividades “hands on”? Desamprendemos a ser criadores e agora o mundo está pendido que reaprendamos. Na contra mão da produção em larga escala, queremos que as crianças tenham a experiência de fazer um produto artesanal e comecem a traduzir traços de sua personalidade no processo de criação. Entre brincar, imaginar e criar, vamos explorar as possibilidades de diversos materiais como, madeira, tecido, tintas. Durante o processo irão lidar com acertos, erros, tentativas diversas que incidem sobre o processo criativo.


29/01 – Cardboard Challenge: Brincar sem Brinquedo

Durante o Cardboard Challenge os pequenos vão materializar seus sonhos em projetos utilizando papelão, parafusos de plástico, algumas gotas de cola, tintas, ferramentas seguras para crianças e é claro muita imaginação. Esse é um desafio que tem circulado diversos países do mundo e teremos orgulho em fazê-lo aqui também.

Por que papelão? O potencial criativo é estimulado pelas possibilidades do material e não necessariamente pela sua complexidade. Papelão, tecidos, são grandes ferramentas para aguçar a imaginação, pois como o formato do brinquedo não está “pronto” precisa que a criança transforme e construa sua identidade.

> Momento extra: Experiência em família

Pode trazer papai, vovó, titia, porque, para o CoolHowzinho, gente, família é um laço que dá no coração. E nesta experiência é hora de criar, imaginar e construir junto. Seguindo a linha do Cardboard Challenge, vamos construir um óculos de realidade virtual de papelão, capaz de nos transportar para novos lugares sem sairmos de onde estamos. No final vai ter comidinhas gostosas e um quintal cheio de gente, pra bater papo, conhecer os colegas e quem sabe já marcar as próximas brincadeiras.


Mais informações: 

:: Quando: 18 a 29/01/16, segunda a sexta
:: Horário: das 13h30 às 17h30
:: Faixa etária: 6 aos 11 anos
:: Local:  Avenida Getúlio Vargas, 1420 - sala 804
:: Valor: 

.Inscrição para um dia: R$ 65,00
.Inscrição para dois ou mais dias: R$60,00
.Programação completa: R$550,00 

* Os inscritos na programação completa recebem também um Guia Especial de Férias.

Olha que bacana! Os leitores Na Pracinha ganham 7% desconto!  Basta preencher o campo código promocional com "NAPRACINHA"


:: No pacote já estão inclusos os materiais para a oficina e um lanchinho saudável e gostoso ; )

>> Contato: flavia@coolhow.com.br | (31) 3327-6563 - Flávia Almeida
http://bit.ly/1NTKEad



                                             _______________________________________

[MUSEU DOS BRINQUEDOS]



Oficinas esportivas e lúdicas com Academia Cross Fit Cipó
De 5 a 30 de janeiro; de 11h às 12h e de 15h às 17h
Av. Afonso Pena, 2564 - Funcionários
Informações: 31 3261 3992


Circuito de desafios motores com corda, argolas, túneis, labirintos, rolamentos, corrida de obstáculos e brincadeiras desafiadoras coletivas. Durante o restante do dia, brinquedos no pátio, cantinho da leitura e exposição de brinquedos. 

Programação de Oficinas Artísticas e Manuais
Horário:10h30, 11h30, 14h30, 15h30 e 16h30
Datas:
·  Dias 11, 18 e 25 - Segunda-feira: bumerangue
·  Dias 05, 12, 19 e 26 - Terça-feira: gol a gol artesanal
·  Dias 06, 13, 20, 27 - Quarta-feira: tocha olímpica e medalha
·  Dias 07, 14, 21 e 28 - Quinta-feira: ping pong de balão
·  Dias 08, 15, 22 e 29 - Sexta-feira: jamball reciclado
·  Dias 09, 16, 23 e 30 - Sábado: peteca e pé de lata



Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) para permanência no local. Desconto de 20% para famílias a partir de quatro pessoas
Indicação etária livre




_______________________________________


[CASA FIAT DE CULTURA]


Ateliê de Férias - Máscaras de Carnaval
12 a 17/01; das 10h às 12h; 13h às 15h; 16h às 18h
Circuito Cultural Praça da Liberdade

As crianças criarão máscaras de carnaval.

Indicação etária: a partir de 12 anos. Menores devem estar acompanhados de um responsável.
Vagas: 15 
Entrada franca
Informações: 31 3289 8900

_______________________________________

[CCBB]

CCBB Educativo
Realiza diversas atividades para o público infantil e toda família que ajudam a aproximar o público da exposição em cartaz e da história do prédio. A programação do educativo oferece visitas mediadas, visitas teatralizadas, contação de histórias, e laboratórios de experimentação, entre outras. 

Programação

Visitas Teatralizadas
Quarta a Domingo, e feriados, às 18h
Descubra a história do prédio do CCBB - seus personagens, arquitetura e alguns outros casos.
Visita Teatralizada em LIBRAS – Sexta às 18h

. Laboratório de ações criativas – Ação para família
Sábado, domingo e feriados, às 11h e 17h
A partir do dia 14/01 – Quinta a domingo, às 11h e 17h
Espaço de experimentação em arte que envolve práticas para toda família vivenciar os conceitos da exposição em cartaz.

Em Cantos e Contos
Sábado, domingo e feriados - 14h e 16h – exceto nos dias 09/01 e 10/01
A partir do dia 14/01 – Quinta a domingo – 14h e 16h
O visitante pode viajar por histórias que se entrelaçam com a exposição em cartaz ou com o prédio do CCBB. 
Em Cantos e Contos em LIBRAS - Sábado às 14h

Musicando
Sábado, domingo e feriados – 15h
A partir do dia 14/01 – Quinta a domingo – 15h
Como a música pode se relacionar com a exposição em cartaz ou com o prédio do CCBB? Descubra ;)

Cortejo Folia de Reis
De 06/01 a 10/01 - 14h e 16h
Cortejo de Folia de Reis que celebra as criações do público participante da Ação de Natal.

*Atividades com duração média de 45 minutos.
**Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.
Indicação etária livre
Entrada franca


Divulgação


_______________________________________


[MUSEU DE ARTES E OFÍCIOS]


Programação de Férias
De 06 a 29/01
Horários de Visitação: Terça a sexta-feira, de 12h às 19h; Quarta-feira e quinta-feira, sendo de 17h às 19h,; Sábado, Domingo e Feriado, de 11h às 17h
Praça da Estação, 600 - Centro


Além das ações educativas para o público espontâneo, serão oferecidas visitas vendadas para o público vidente e visitas para os cegos; e oficinas de criatividade envolvendo desenho, colagem, frotagem, pintura, impressão, entre outros elementos.  Além das oficinas, o público pode conferir de perto as peças do acervo por meio de visitas ao longo de toda a semana: Terça a sexta-feira, de 12h às 19h; quarta-feira e quinta-feira, das 17h às 19h – com entrada gratuita; sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h – sendo sábado com entrada gratuita.


Programação

. Visitas Vendadas
Datas: 6, 8, 13, 15, 20, 22, 27, 29 de janeiro
Horários: Das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30
Vagas: até 10 por horário

. MAO MIX – Oficinas de Criatividade (desenho / colagem / frotagem / impressão / pintura / poesias/ frases)
Horários: Sempre das 15h às 16h30
5 e 7 de janeiro – Desenho/Colagem e Poesias
12 e 14 de janeiro – Frotagem e Frases
19 e 21 de janeiro – Impressão/Pintura e Poesias
26 e 28 de janeiro –Desenho/Colagem e Frases
Vagas: 40

. Ação educativa com público espontâneo
Data: 4 a 15 de janeiro
Horário: 14h

Indicação etária livre
Entrada: R$ 5,00; gratuita às quartas e quintas de 17h às 19h e sábados
Inscrições: www.mao.org.br


_______________________________________


[MUSEU DAS MINAS E DO METAL | MMGERDAU]

Férias é no Museu
De 05/01 a 05/02, das 12h30 às 17h30
Praça da Liberdade


As oficinas terão duração média de 15 a 30 minutos. As crianças poderão gastar mais tempo na oficina de que mais gostaram ou fazer outra dinâmica que acontece em algum ambiente ou atração do Museu. O participante pode escolher qual oficina fazer e por quanto tempo. 


Programação



Dinâmicas

Classificação Livre
Horário: 12h30 às 17h
Exceto: Contação de Histórias – sessões às 13h, 15h e 17h
Hipertrunfo e Desvendando os sentidos: dia 21/01, às 16h e 21h
Espelhos e Mão aqui, pé acolá: dia 28/01, às 16h e 21h

. Caça do Tesouro: Essa dinâmica propõe ao participante, por meio de brincadeiras e charadas, desvendar os segredos de nossa história e do universo dos minerais, utilizando a ciência e a tecnologia, presentes nas atrações do Museu, como principais meios para encontrar um grande tesouro escondido.

. Contação de História: O teatro de sombras “O retorno da rainha ao mar – a história de Iemanjá” e o teatro “Cinco pedrinhas saem em aventura” vão despertar a curiosidade da criançada. E ainda tem a história da implantação da nova capital de Minas Gerais e suas lendas urbanas!

. Dinâmica de Cosmogonia: Cosmogonia é uma palavra de origem grega que, em sentido lato, significa “O Nascer do Mundo”. É assim o nome dado às narrativas míticas que desenvolvem respostas para o grande mistério da Origem. Assim, pretende-se discutir com os participantes diferentes cosmogonias na atração da Matéria-Prima. Os participantes serão convidados a contarem suas histórias e elas poderão ser postadas, posteriormente, no canal do Museu no YouTube.

. Dinâmica Desvendando os sentidos: Os participantes serão vendados e direcionados para uma atração onde serão estimulados a sentir e expressar as sensações do espaço por meio dos demais sentidos (audição, tato, paladar, olfato). A ideia é provocar diferentes percepções do espaço.

. Dinâmica do Espelho: O participante será convidado a observar os detalhes da arquitetura e pinturas parietais, utilizando um espelho. Esse objeto proporcionará uma experiência singular ao percorrer o Prédio Rosa, revelando detalhes não observados em uma visitação convencional.

. Dinâmica do Hipertrunfo: Para quem gosta do mundo mineral, a ideia é associar os minerais presentes no acervo do MM Gerdau à sua aplicação e conhecer algumas de suas propriedades por meio de um duelo de cartas.

. Dinâmica Mão aqui, pé acolá: Na atração Chão de Estrelas, com o objetivo de descobrir as diferenças entre os minerais (forma, cor, tamanho, brilho) e suas possíveis utilizações, os participantes serão convidados a se desdobrarem com mãos e pés para identificarem os minerais! Dois dados serão jogados simultaneamente e o desafio é posicionar uma parte do corpo no mineral que o dado mandar! Tem que ter jogo de cintura!

Oficinas

Classificação Livre
(Exceto Oficinas de Cristais e Light Painting e Hologramas, a partir de 7 anos)
Horário: 12h30 às 17h
Exceto: Oficina Um Selfie no Museu, dia 14/01, às 15h30 e 19h
Oficina Light Painting e Holograma, dia 21/01 e 28/01, às 19h e 21h

. Oficina Alquimistas no Museu: Em um laboratório, os participantes poderão realizar experiências, cujos temas perpassam por questões abordadas no Museu, de forma lúdica e didática. Para fomentar essa ação, os experimentos feitos pelos participantes serão transmitidos no videowall e, posteriormente, postados no canal do Museu no YouTube.

. Oficina de Arte Rupestre: Apresentar a arte rupestre, preparar tintas com pigmentos minerais e registrar, a partir de desenhos, cenas do cotidiano em diferentes suportes. A intenção é potencializar a capacidade criativa de cada participante e mostrar que é possível desenvolver diferentes formas de registro que expressem a realidade e a identidade de cada um, assim como fizeram os homens pré-históricos há mais de 30 mil anos.

. Oficina de Cristais: Os participantes terão a oportunidade de conhecer vários minerais, bem como sua composição química, propriedades físicas e aplicações. Eles poderão manipular e observar minerais, além de produzir modelos atômicos correspondentes a estruturas químicas de diversos minerais e um mineraloide de calcantita.

. Oficina Holograma de Bolso: Será apresentada a técnica de criação de holograma portátil com a utilização de tablets e/ou celulares. Os participantes terão a oportunidade de produzirem seus próprios moldes de acetatos para reproduzirem, no mesmo instante e posteriormente, seus hologramas.

. Oficina de Light Painting e Holograma: Apresentar a técnica fotográfica de Light Painting (pintura com luz), que possibilita o registro de movimentos de origem luminosa, criando imagens surreais, que somente poderão ser vistas por meio dos registros fotográficos. E, também, apresentar a técnica de criação de hologramas conhecida como Papper’s ghost, desenvolvida em 1858, pelo químico britânico John Henry Pepper. Hoje, essa técnica é muito utilizada no teatro e em alguns truques de magia que fazem o objeto desaparecer e reaparecer, ficar transparentes ou transformar-se noutros objetos.

. Oficina de Máscaras: A partir de imagens de máscaras de diferentes etnias e tempos históricos, os participantes terão a oportunidade de confeccionar máscaras de diversas culturas. Faça sua própria máscara e leve-a para casa!

. Oficina de Muiraquitã: Os participantes irão aprender a confeccionar réplicas de adornos líticos, os muiraquitãs, amuletos amazônicos envoltos de história e misticismo.

. Oficina de Pigmentos Minerais: Os participantes poderão utilizar os pigmentos minerais e preparar tintas a partir da manipulação de rochas e minerais. Utilizando as tintas feitas com os pigmentos e diferentes suportes, é hora de criar desenhos, tendo como inspiração poemas diversos. Stencil das pinturas parietais também serão inspirações para produzirem cartões postais.

. Oficina Um selfie no Museu: Já que a moda é o selfie, por que não fazê-lo no Museu? Técnicas e dicas básicas para fotografar com celular ou tablet serão apresentadas, além de estimular o “olhar” fotográfico para o registro de paisagens e ambientes. As fotos serão tiradas nos espaços do Museu a fim de estabelecer conexões entre memória e patrimônio.
Obs: os participantes deverão ter seus próprios aparelhos móveis dotados com câmera fotográfica e cabos para descarregar as fotos.

. Oficina de Turbante: A oficina busca entrelaçar alegrias, respeitando a história, o real significado do turbante e partilhando saberes das amarrações dos tecidos diversos, com música, poesia… ARTE!
As oficinas de Turbante e Maracatu serão ministradas por parceiros do MM Gerdau e terão horários específicos:
Oficina de turbante: 23/01 – 14h às 16h – por Nic Omedes
Oficina de Maracatu: 30/01 – 14h às 16h – por Quintal Escambo Cultural

Indicação etária livre
Entrada franca
*Durante as oficinas, as crianças deverão estar acompanhadas dos seus responsáveis, que poderão participar das atividades com os filhos.

_______________________________________

[42º CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA]


6/01 a 6/03


Oba! Além das brincadeiras lá fora, as férias prometem uma super diversão cultural para os pequenos! A 42ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança esta aí com várias peças para curtirmos com a garotada!  Serão diversas peças teatrais voltadas para os pequenos, até 6 de março, com espetáculos a preços populares.

Confira a programação infantil neste LINK



Informações: www.sinparc.com.br – (31) 3272-7487
Indicação etária livre

 _______________________________________


[OUTROS PASSEIOS]

:: Colônias de férias {LINK}
Confira as opções para levar as crianças para se divertirem pela cidade

:: Calendário de férias {LINK}
Faça o download do nosso calendário com dicas de programas e brincadeiras para todos os dias das férias
:: Brincadeiras {LINK}
Uma seleção de brincadeiras para se curtir em casa e em família




Férias é na Colônia da Corre Cutia

$
0
0





Você conhece a Corre Cutia? Mais do que uma livraria, o espaço é hoje referência em entretenimento, educação e desenvolvimento infantil. Responsável por várias atividades lúdica-educativas promovidas por várias instituições renomadas na cidade, por oficinas super criativas em nossos Encontros, a Corre Cutia promove também a colônia de férias. 

As sócias Cristiane Melgaço e Luciana Santiago, formadas em Psicologia, e com ampla experiência em desenvolvimento infantil, planejam as atividades {confira a programação neste link} para atender diferentes faixas etárias e proporcionar experiências artísticas variadas e interessantes. Um grande diferencial da Colônia de Férias é que a grande maioria das atividades e das oficinas são distintas do cotidiano escolar, atraindo ainda mais o interesse dos pequenos.  

Coordenação motora e sensorial, raciocínio lógico, criatividade, autonomia, interação social e consciência ecológica são exploradas na programação. As brincadeiras sempre respeitam a vontade das crianças, que são estimuladas com elementos que tornam o brincar mais interessante. Por exemplo, se a turma quer pular corda, a atividade explora o modo tradicional e novas formas de brincar, como reloginho, cobrinha, cabo de guerra etc. 










Na Corre Cutia, a participação é definida por cada família, que avalia a programação em conjunto com a criança e escolhe os dias. A Colônia funciona em dois turnos - manhã e tarde. Na parte da manhã, são atendidas crianças com idade entre 2 a 5 anos, em uma única turma. No período da tarde, são recebidas crianças de 2 a 9 anos, divididas em duas turmas por faixa etária: 2 a 4 anos e 5 a 9 anos. Cada turma conta com no máximo 12  crianças e é acompanhada integralmente por 3 adultos, sendo 2 monitoras e 1 oficineira. As faixas etárias são trabalhadas por idades que interagem e se interessam pelas mesmas brincadeiras. As crianças não precisam de acompanhante, inclusive, a participação na colônia é uma possibilidade de trabalhar a autonomia e a sociabilidade da criança. No entanto, se o responsável preferir, ele pode aguardar a realização das atividades no espaço da Livraria. 

A Corre Cutia conta com uma equipe de monitoria preparada para cuidar das crianças, durante a realização das atividades, e também em seus cuidados básicos, como ida ao banheiro, troca de fraldas e alimentação. 

Na diária está incluído o lanche, contendo uma opção de fruta, um suco natural ou de polpa, além de duas opções de carboidratos, entre pães, biscoitos e bolos. 
















Participar de uma colônia de férias é uma ótima oportunidade para que a criança sinta que está sendo produtiva de forma divertida. Brincando na Corre Cutia todos os dias, as crianças levam suas produções para casa, sejam atividades de artes, culinária, jardinagem ou brinquedos. Assim, elas compartilham em casa, com suas famílias, um pouquinho da experiência vivida, legal, né? Cecília e Sara estarão por lá no mês de janeiro, afinal, o importante das férias é brincar muito ;)







Quer fazer a inscrição do filhote?

:: Período: 04 a 29 de janeiro
:: Manhã: das 9h às 12h
:: Tarde: das 13h30 às 17h30
:: Diária: R$ 50,00 (manhã); R$ 60,00 (tarde) - incluído lanche
:: Desconto de 5% para irmãos ou grupos e 10% por criança para pacotes de 10 dias ou mais

:: Inscrições: 31 2516 0883
R. Outono, 579 - Anchieta

www.livrariacorrecutia.com.br 




Viewing all 1383 articles
Browse latest View live