Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

Mordida pelo cachorro (ou arranhado pelo gato)

$
0
0

Outro dia, fiquei sabendo de uma criança que levou uma mordida de cachorro e a mãe ficou super apavorada. Deu tudo certo no final e eu acabei me lembrando do que aconteceu quando a Ciça ainda era pequena. A Ciça é uma menina muito arteira, e já passamos por algumas aventuras (e desventuras). Quando a minha pequena tinha 10 meses ela foi mordida pela cachorrinha da família. No dia do acontecido, não interessava muito quem era o culpado, como foi que isto ocorreu, eu fiquei tão nervosa que nem me preocupei com os detalhes, mais tarde, fiquei sabendo que são fontes importantes para o tratamento.

Meu filho foi mordido (ou arranhado), o que fazer?

- Lave o ferimento com água corrente e sabão por cinco minutos. Se o sangramento for intenso, enrole em um pano limpo e pressione;
- Procure o Pronto Atendimento mais próximo e comunique ao pediatra que faz o acompanhamento da criança. O médico irá examinar a ferida e orientá-lo quanto a vacinação contra a raiva. Em BH, você pode procurar o Centro de Saúde Carlos Chagas para vacinação antirábica gratuitamente, são duas doses em intervalo de dez dias;
- Procure saber se o cachorro foi vacinado contra a raiva e quando. Durante o intervalo de dez dias é muito importante observar o comportamento do animal, se ele adoeceu (sinal da doença) ou até morreu. Se ele desaparecer, também é muito importante comunicar ao Centro de Saúde.

Importante

:: Se o animal que mordeu a criança é desconhecido e não possa ser observado, a necessidade do tratamento irá depender da gravidade do ferimento e da ocorrência de casos de raiva na região em que moramos.
:: A mordida também pode transmitir tétano, porém, a vacinação já faz parte do calendário nacional de imunização.
:: Se a ferida infeccionar (aumento de inchaço, vermelhidão ou sensibilidade; presença de pus; febre acima de 37,7 graus; linhas vermelhas em torno da ferida ou sensação de quentura), comunique imediatamente ao médico. 

Por que a Ciça tomou a vacina?

Mesmo sendo uma cadelinha da família (conhecida), não nos lembrávamos (e não encontramos o cartão de vacinação) quando tinha sido vacinada, e como a mordida foi no pé (uma das áreas do corpo que requer mais cuidado), o pediatra achou mais prudente que a Ciça fizesse o tratamento.


E o trauma?

Não aconteceu, talvez pela idade da pequena. E nem a cachorrinha ficou arredia com a Ciça. O acidente aconteceu por um descuido enquanto a cadelinha estava comendo ração, ela foi apenas se defender (até porque ela é cega) e atingiu os pés da minha filhota.


Quer saber mais?

Esta matéria do programa Bem Estar nos mostra como agir em caso de acidentes domésticos com animais.

Mais informações:

Centro de Saúde Carlos Chagas: Alameda Ezequiel Dias, 345. Centro.
Telefone: 3222 4448/ 3277 443



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383