Quantcast
Channel: Na pracinha
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383

Os 10 passos da Alimentação Saudável para as crianças

$
0
0




Criado pelo Ministério da Saúde em conjunto com a Coordenação de Alimentação e Nutrição, o passo- a-passo auxilia aos pais e responsáveis a priorizar os princípios de uma alimentação saudável para as crianças acima de 2 anos. Avaliei cada um deles relacionando-os com nosso dia a dia:

1- Oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos 3 refeições e 2 lanches: a alimentação balanceada constitui em consumir todos os grupos alimentares (cereais, vegetais, frutas, laticinios e carnes) e esses devem ser oferecidos durante todo o dia com intervalos de 2 a 3 horas entre cada um. Cada grupo é retratado nos itens seguintes.

2- Inclua diariamente cereais (arroz, milho), tuberculos (batata, mandioca), pães e massas na alimentação da criança ao longo do dia: hoje em dia há um exagerado preconceito contra os caboidratos. Toda criança precisa desse grupo alimentar que contribui com a energia para o crescimento, desenvolvimento e também para realizar as atividades do dia a dia, portanto, devem ser
consumido em todas refeições.

3- Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da  criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches: esse grupo é muito importante pois contribui em minerais, vitaminas e também com as fibras. Esses alimentos podem ser oferecidos de diversas maneiras: nas refeições, sucos, sanduíches ou como belisquetes nos lanches, diariamente.

4- Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana: o feijão é um alimento muito rico, possui ferro, proteínas e fibras. E deve ter um lugar especial no pratinho da criança. E em combinação com o arroz se transforma numa fonte completa de carboidratos e proteínas essencias ao nosso organismo.

5- Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal de seu filho: evitar misturar numa mesma refeição laticínios e carne para não comprometer a absorção de cálcio e ferro. São alimentos fonte de proteínas também, por isso devem ser oferecidos diariamente.

6- Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos: a fritura, empanados e produtos com excesso de gordura contribuem para o excesso de peso e obesidade infantil, diminuia também sempre que possível as gorduras da receitas.

7- Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia: esses alimentos tem como característica excesso de calorias vinda do açúcar e quase nenhum nutriente importante, ou seja, são engordativos e não fazem bem à saúde. Evite colocá-los em substituição a lanches e refeições nutritivas.

8- Diminua a quantidade de sal na comida: todos nós consumimos sal em excesso, por isso é interessante no preparo dos alimentos diminuir a quantidade, também observar os alimentos industrializados pois esses geralmente possuem muito sódio. O sal em excesso contribui para retenção de líquidos e a longo prazo hipertensão arterial.

9- Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de frutas durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo: para o bom funcionamento e desenvolvimento do nosso corpo é importante a quantidade de água ingerida (inclusive do intestino). A água deve ser consumida durante todo o dia em pequenas quantidades.

10- Incentive a criança a ser ativa e evite que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador: aproveite momentos livres para gastar energia em parques e praças. Valorizar esses locais em detrimento a ambientes de consumo e sedentarismo (como shopping e praças de alimentação) ajuda bastante, lembrando que quanto antes incentivar seu filho a essas atividades mais interessado ele será!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1383