Nas mais doces memórias de infância, eles sempre estão por lá. Quem não se lembra com ternura e gratidão de seus avós? É só remexer um pouquinho no baú de minha memória e consigo encontrar histórias e estórias que me trazem de volta à meninice junto aos meus ancestrais. Um passeio de mãos dadas na praça, uma bala escondida no balcão da mercearia, um afago carinhoso sem pressa ou motivo, o cheiro de rosca e pudim de pão no forno... Tive a felicidade de ter até o dobro, ou melhor, o triplo desta doçura toda, pois pude conviver com bisavós e ainda uma trisavó, que foram muito queridos e afetuosos para comigo.
Quando me vi às voltas com a maternidade, percebi que agora era chegada a vez de novos papéis não só para mim e meu esposo, mas também para os nossos pais. A felicidade de se ter um bebê em nosso lar seria compartilhada com aqueles a quem agora passaríamos a entender melhor. E se, para esta nova fase, nós papais e mamães buscamos nos instruir tanto, não seria justo que nossos pais, agora avós, também pudessem participar desta preparação? Não que eles não saibam como cuidar de um bebê. Muito pelo contrário, somos a prova viva de quão bem eles desempenharam esta função. É só que, já faz tanto tempo e tanta coisa mudou de lá pra cá, que eles também merecem um livro para ajudar a recordar e ensinar sobre as mudanças nos cuidados com os pequenos. E quem melhor do que um avô e pediatra para trazer à tona tal manual?
Dr. Fábio Ancona Lopez, catedrático em pediatria, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, pediatra em pleno exercício e avó de três meninas se candidatou à função de explicar aos demais avós como e o que mudou nos cuidados da 1ª infância. Segundo ele, de quando ele se formou na década de 1960 até hoje em dia, a medicina avançou bastante em suas pesquisas. Com isto, práticas antes adotadas passaram a ser vistas como desnecessárias ou até mesmo não-recomendadas. Curtir o umbigo com fumo, alimentar o bebê com leite de vaca e dar chazinho para recém-nascidos, por exemplo, não são mais aceitáveis.
Com muito carinho e linguagem simples, mas sem desmerecer de seu leitor, Dr. Ancona conduz um agradável bate-papo com os vovôs e vovós. Neste dedo de prosa, o autor dá dicas de como participar de todas as fases da novidade, desde a grande notícia até a chegada do grande dia, e a partir daí explica em detalhes todo o primeiro ano de vida. Interessante ressaltar que, para o autor, os avós têm hoje um papel fundamental e diferenciado dos avós do passado. Os avós do século XXI participam ativamente da vida de seus netos, muitos inclusive sendo cuidadores enquanto os pais trabalham, ou até morando todos sob o mesmo teto. São eles que muitas vezes levam seus netos à escola e ao pediatra, e para quem assume tais responsabilidades, nada mais justo que lhes dedicar um livro.
Recomendo o livro Avós e Netos para todos os vovós e vovôs de primeira viagem, e também para aqueles que querem entender melhor a nova forma de se criar os filhos. É um excelente presente ainda para o período da gestação!
Título: Avós e Netos
Subtítulo: Uma Forma Especial de Amar – Manual de Convivência
Autor: Fabio Ancona Lopez
Editora: Manole
Edição: 1
Ano: 2011
Quer conhecer mais? Assista: