![]() |
Bora construir um parque? |
Sim, nós queremos uma infância de brincadeiras ao ar livre. Queremos as crianças aproveitando o máximo possível as praças e parques da cidade. Mas, e aqueles pequenos que não têm essas oportunidades porque falta, simplesmente, um lugar onde brincar? São crianças que convivem com grandes dificuldades - financeiras, sociais, psicológicas - mas que também têm direito a sorrir largamente descendo do escorrega ou balançando alto na gangorra.
Descobrimos, recentemente, um grupo de jovens sonhadores - os Engenheiros da Alegria. Sabe o que eles fazem? Eles são construtores...de sorrisos :) :) :)
Pedimos para a Dayane Santos e a Julia Kühl, integrantes do Engenheiros da Alegria que estiveram à frente da intervenção, contarem um pouquinho sobre o trabalho que foi realizado no mês passado na Ocupação Eliana Silva. Cerca de 200 voluntários se reuniram para transformar um pouquinho a realidade daquele espaço para as crianças que, antes de qualquer coisa, têm direito a brincar. Conheçam a história e sonhem junto:
"FelizCidade é ter onde brincar. Toda criança merece ter um lugar para ser criança de verdade, se divertir, pular e gritar, um lugar lindo e colorido, mas mesmo que muito simples, esse lugar deve ser cheio de amor. E como amor é o que não falta no grupo de voluntários Engenheiros da Alegria, a construção do parquinho na ocupação Eliana Silva foi espetacular.
A ideia de construir um parque para os pequenos no Eliana Silva, surgiu a partir de um convite muito singelo de um dos coordenadores da comunidade para o grupo, a simples ajuda para reformar os brinquedos que eles haviam ganho. A trupe aceitou o convite na hora, mas acreditou que era possível ir além... E decidiram criar um parque!
Como na realização de qualquer sonho, dificuldades são inevitáveis - neste não seria diferente. Até uma semana antes do evento, os recursos - ou melhor, a falta deles - eram a maior preocupação da organização. E quando até a confiança da pessoa mais otimista já dava lugar ao desespero, as coisas aconteceram: vários recursos e voluntários com muita vontade chegavam a toda hora e, se antes a preocupação era como conseguir tudo o que precisávamos, no dia do evento foi: onde colocar tudo isso?
Nem o dia super quente e o cansaço de bater madeira e ter que fazer buraco na terra desanimou essa trupe que, com muito amor e alegria, transformou um espaço de terra, em um lindo e florido parque para as crianças e um espaço muito harmonioso para os grandinhos acompanharem seus pequenos de perto.
E como um dos princípios mais lindos do Engenheiros da Alegria é mostrar para a comunidade que ela pode conseguir realizar seus sonhos com os recursos que tem, na semana seguinte, a população local se juntou para fazer intervenções de segurança no espaço. Além de construir um parque simples, mas lindo e cheio de amor, o grupo também construiu vários sorrisos, e incentivou a comunidade a espalhar alegria."
Parabéns, Engenheiros da Alegria. Que esses sorrisos se multipliquem e vocês continuem inspirados a continuar essa linda obra.